A união latino-americana no centenário de Ayacucho

A união latino-americana no centenário de Ayacucho

A edição do dia 9 de dezembro de 1924, terça-feira, noticiava

Juliano Bruni

A Batalha de Ayacucho aconteceu no dia 9 de dezembro de 1824 no território do atual Peru. Foi o enfrentamento decisivo para a emancipação peruana do domínio espanhol e representou também o último grande confronto das guerras de independência hispanoamericanas que se estendiam desde 1809. Por isso passou a simbolizar o processo como um todo e a celebração de seu centenário catalisou uma suposta identidade latino-americana

publicidade

“Termo da dominação espanhola na América, fecho de todas as independências, a batalha de Ayacucho, travada no Peru a 9 de dezembro de 1824, representa o último recontro emancipador de tantos que, em porfiados anos, se feriram em todos os recantos desta parte do continente de Colombo e de Cabral, onde havia uma ânsia de independência e uma nova pátria a formar-se. Do dia de hoje ao do memorável acontecimento já medeiam cem anos. Essa data se destaca da história e é comemorada em toda a América Latina como a de uma glória universal para nós, os do Novo Mundo, como a de nossa libertação definitiva, irmãos americanos que somos e que também nos libertamos uns após outros [...] Para dar brilho extraordinário às festas do primeiro século decorrido da batalha do Ayacucho a nossos dias, o governo peruano dirigiu-se a todos os países americanos, convidando-os a se fazerem representando nas cerimônias comemorativas do grande acontecimento. [...] É vasto e complexo o programa das festas no Peru tendo por principais centros Lima e Ayacucho, na povoação de Quiuca e no pampa, ao pé do Coudurcunca, serro e planície onde se deu o glorioso feito de armas. Não só foram convidadas as nações que colaboraram com o exército peruano — Colômbia e Argentina — como também as que estiveram representadas por voluntários: França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Chile, como ainda a Espanha e os países amigos e irmãos. [...] Na região histórica de Ayacucho, as festas vão atingir a magnificência. [...] Num ossário, serão guardados os restos dos combatentes recolhidos no campo de batalha. [...]”

A peste no navio

“No vapor ‘Affonso Penna’ do Lloyd Brasileiro, chegado do sul e a cujo bordo se deram dois casos de peste bubônica, foi constatada também grande mortandade de ratos. Ontem apareceram alguns tripulantes apresentando todos os sintomas daquele mal, que ainda não foi porém confirmado. Os ratos mortos encontrados estão sendo examinados no la- laboratório bacteriológico. O dr. Carlos Chagas, diretor do Departamento Nacional da Saúde Pública, esteve a bordo do ‘Affonso Penna’, combinando com o diretor do Lloyd Brasileiro a transferência da partida do referido vapor, cuja descarga tem sido feita com todas as cautelas e sob as vistas de funcionários daquele departamento a fim de evitar a saída dos pestosos para a terra. Sob rigorosa vigilância em domicílio estão os passageiros desembarcados e, em relação aos que não se destinavam a esta capital, foram combinadas providências entre as autoridades sanitárias locais. O dr. Carlos Chagas e diretoria do Lloyd resolveram que o vapor ‘Affonso Penna’ só sairá quando estiver sem ratos pestosos a bordo. [...]”

O dia 9 de dezembro na história

  • 1824 Forças lideradas pelo general Antonio de Sucre derrotam o exército monarquista espanhol na Batalha de Ayacucho, encerrando a guerra de independência peruana.
  • 1868 O primeiro semáforo (iluminado a gás) é instalado na área do Palácio de Westminster, em Londres.
  • 1931 Nova constituição estabelece a Segunda República Espanhola.
  • 1946 Tribnual de Nuremberg inicia julgamento de médicos e oficiais nazistas envolvidos na Aktion T4, experiências e assassinato em massa por eutanásia involuntária.
  • 1961 O estado de Tanganyika (parte da atual Tanzânia) se torna independente da Grã-Bretanha.
  • 1977 Morre no Rio de Janeiro a escritora ucrano-brasileira Clarice Lispector.
  • 1979 Certificada a erradicação global da varíola.
  • 1987 Começa a Primeira Intifada, série de protestos e revoltas de palestinos contra Israel e suas ocupações, em Gaza e Cisjordânia.
  • 2017 A Austrália se torna o 26º país a legalizar a união homossexual.
  • 2019 A cantora sueca Marie Friedriksson, vocalista da banda Roxette, morre aos 61 anos.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895