Adiantamento das eleições federais no Rio Grande do Sul

Adiantamento das eleições federais no Rio Grande do Sul

Correio do Povo do dia 16 de dezembro de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Assis Brasil defendia o adiamento das eleições federais

publicidade

Politica rio-grandense - O adiamento das eleições federaes no Rio Grande

Rio, 12 - O “Jornal do Brasil”, em sua edição de hoje, trata do adiamento das eleições federaes nesse Estado, dizendo que considera “lamentável, que as contigencias forcem a apresentação de medidas perigosas como precedentes. Haja visto, por exemplo, o adiamento das eleições gauchas, por proposta do sr. Assis Brasil. “O pleito federal deve realizar-se no mesmo dia em todo territorio da Republica, uma vez que se trata da renovação da Camara e de um terço do Senado. É um acto pois, a que deve comparecer toda a nação e ninguem explicará que se ampute uma das unidades federativas organizando-se sem ella o poder legislativo. Accresce que, pela constituição, os deputados representam toda a nação. Realizado o adiamento, teriamos duas situações: os deputados eleitos a 17 de fevereiro, não representariam tambem o Rio Grande do Sul, por outro lado, os do Rio Grande, escolhidos a 3 de maio, que é data do pleito, não representariam o resto do Brasil.

DIVERSAS

Falta d’agua - Moradores da Avenida 13 de Maio, quadra entre as ruas Barbedo e José de Alencar, queixam-se da falta d’agua que ultimamente se tem feito sentir em suas residencias, o que muito difficulta os serviços domesticos.

Exposição de pintura - Libindo Ferraz, o festejado pintor rio-grandense, a quem a imprensa carioca teve occasião de fazer, ha pouco, tão calorosas referencias, vae effectuar uma exposição de trabalhos seus. apresentará elle uma numerosa collecção de quadros em que, ao lado de paizagens rio-grandenses, figurarão aspectos da natureza carioca, colhidos por aquelle artista, durante sua recente permanencia no Rio. A exposição inaugurar-se-á no sabbado proximo, sendo installada no salão da séde da Associação Protectora do Turf, á rua dos Andradas.

Imprensa - Acaba de apparecer, nesta capital, o semanario humoristico “Bataclan”.

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense.

Como foi recebida, no interior, a noticia da celebração de paz

Encruzilhada, 15 - Hontem, de manhã, chegou telegramma particular communicando a assignatura da paz. Numerosas pessoas reuniram-se na Intendencia, onde foram queimados muitos foguetes. Ás 20 horas, quando foi recebido o telegramma official, o povo demonstrando grande contentamento, puxado por uma banda de musica, percorreu as ruas dando vivas ao Rio Grande pacificado, ao general Setembrino de Carvalho e ao dr. Arthur Bernardes.

Itaquy, 15 - A noticia da celebração da paz causou grande regosijo á população, durante o dia.

Gravatahy, 15 - Na Intendencia Municipal foi festejada, hontem, a assignatura da paz, sendo queimados muitos foguetes.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de dezembro na história

  • 1935 - Fundação do São Paulo F. C.
  • 1976 - Chacina da Lapa. Agentes da repressão matam três dirigentes do PC do B e prendem quatro durante reunião da executiva do partido.
  • 1989 - Morre a atriz italiana Silvana Mangano.
  • 1990 - Países de língua portuguesa assinam unificação ortográfica, em acordo em Lisboa.

O dia 17 de dezembro na história

  • 1819 - EUA compram a Flórida da Espanha.
  • 1905 - Nasce o escritor Érico Veríssimo.
  • 1915 - Cai o último reduto da Guerra do Contestado.
  • 1961 - Gran-Circus Norte-Americano, em Niterói, pega fogo e mata 400 pessoas.
  • 1992 - Morre a escritora belga Marguerite Yourcenar.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895