Alemães manifestam pedido a incorporação da Alta Silesia

Alemães manifestam pedido a incorporação da Alta Silesia

Correio do Povo do dia 30 de abril de 1921, sábado, noticiava:

O plebiscito na Alta Silesia provocou protestos dos operarios

publicidade

O plebiscito na Alta Silesia 

Paris, 29 - Communicam de Oppeln: tendo Alguns industriaes allemães publicado um manifesto pedido a incorporação da Alta Silesia á Allemanha, os operarios das minas de Gleiwitz, quasi todos polacos, responderam protestando em contra-manifesto. “Por esse motivo a direcção da mina despediu dois dos signatarios do protesto operario”. “Em face de tal medida, 2.000 operarios se declararam em gréve. Os operarios das minas vizinhas ameaçam acompanhar seus camaradas, havendo probabilidades da gréve extender-se a toda a bacia. “O Comité dos syndicatos mineiros da Alta Silesia protestou junto á comissão inter-alliada contra a pressão dos poderes allemães e declarou que os operarios exigem a reintegração dos dois operarios e a demissão do director. Esse incidente mostra a série de difficuldades insoluveis em que se esbarraria para proceder á divisão da bacia carbonifera, ficando os patrões allemães e os operarios polacos repartidos por diversos districtos. “

DIVERSAS

Estação de viticultura - O dr. Luiz Esquier, incumbido pelo Ministério da Agricultura da Fundação e Organisação na cidade de Caxias de uma Estação Experimental de Viticultura e Enologia, por conta do governo federal, acaba de receber, vindo da Europa, parte do material enológico destinado á alludida estação. Na proxima safra, este estabelecimento poderá proporcionar aos viticultores e fabricantes de vinho os necessarios ensinamentos de que tanto carecem, afim de mais desenvolver e aperfeiçoar a industria vinicola rio-grandense, de modo a tornar a producção nacional em condições vantajosas, sem temer a competencia dos similares extrangeiros. 

Imprensa - A nossa “Folha do Sul”, que se publica em Arroio Grande, onde conta com grande numero de eleitores, completou no dia 22 do corrente, o seu quinto anniversario. Commemorando este facto, aquelle jornal sahiu, nesse dia, em oito paginas, estampando os retratos dos seus collaboradores bem como diversos editoriais sobre a festejada data. 
Objectos perdidos - O sr. Rafael Gonçalves Ventura depositou em nosso escriptorio um livro e um pacote, contendo vidros, encontrados nos edificios dos Correios. Entregámos uma caixa com cartões de visitas ao sr. Luiz Valladares. 

TELEGRAMMAS

Theatro Guarany

Pelotas, 29 - É esperada amanhã a companhia lyrica Marrante, que vem inaugurar, sabbado proximo, o novo Theatro Guarany, com a opera nacional do mesmo nome. Reina extraordinario enthusiasmo, não havendo mais localidades disponiveis. 

A excursão da orchestra do Centro Musical 

Uruguayana, 29 - Realizou, aqui,tres concertos a orchestra do Centro Musical, recebendo muitos applausos. Hontem á tarde, a mesma orchestra deu um concerto na cidade argentina de Libres. A successão presidencial - O Rio Grande e a candidatura de 

Arthur Bernardes

Rio, 29 - O “Correio da Manhã” publica hoje, uma nota negando que o partido republicano do Rio Grande tenha adherido á candidatura do sr. Arthur Bernardes á presidencia da Republica. Diz que a attitude dos gauchos em face do problema de successão presidencial ainda está sob a mais absoluta reserva, e conclue dizendo o pensamento do dr. Borges de Medeiros é que lhe parece precipitada a agitação em torno da successão. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 abril na história

1854 - Inaugurada a primeira estrada de ferro do Brasil, ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis, com uma extensão de 14,5 km. 
1912 - Inauguração da Ferrovia Madeira-Mamoré, que causou mais de 30 mil mortes durante a sua construção.
1914 - Nasce o cantor e compositor Dorival Caymmi.
1986 - Criação do seguro-desemprego. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895