Alemanha cogita colocar as reservas de ouro do Reichsbank à disposição dos banqueiros ingleses

Alemanha cogita colocar as reservas de ouro do Reichsbank à disposição dos banqueiros ingleses

Correio do Povo do dia 11 de dezembro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

O Reichsbank poria as suas reservas de ouro para contrair empréstimos.

publicidade

A Allemanha e os alliados

Berlim, 9 - Nos meios industriaes e financeiros, tem encontrado apoio a idéa de se collocarem as reservas em ouro do Reichsbank á disposição dos banqueiros inglezes, como garantia de emprestimo, considerando-se que isto é preferivel ao inflaccionismo, interminavel e inevitavel. As actuaes reservas em ouro do Reichsbank são, approximadamente, de um bilhão de marcos. Uma nova reducção dos mesmos á metade não terá influencia apreciavel para a desvalorização do meio circulante, se quando a opinião dos entendidos em finanças, que acham que uma nova emissão de papel-moeda produzirá maior depreciação do marco do que a reducção das reservas em ouro.

DIVERSAS

Princeza Izabel - Passando quarta-feira proxima o 30º dia do fallecimento da princeza Izabel, um grupo de admiradores da gloriosa redemptora fará celebrar nesse dia exequias, ás 9 horas, na Cathedral Metropolitana. 

Entrada de gado uruguayo no Rio Grande do Sul - Ao conhecimento da Sociedade Agro Pecuaria, com séde em Livramento, chegou a noticia de que o frigorifico Armour estava se empenhando para obter junto aos poderes competentes a entrada livre de direitos, ali, de 30.000 cabeças de gado bovino, de procedencia da visinha Republica do Uruguay. Essa empreza se empenhava em obter isso, em virtude de uma emenda apresentada na cauda do orçamento para o proximo exercicio. Como era natural, essa noticia veiu alarmar os fazendeiros do Estado, em vista da concorrencia que lhe viriam fazer os criadores da visinha Republica. O frigorifico Wilson importaria 400 toneladas de sal, destinadas ao preparo do xarque.

TELEGRAMMAS

Conservatorio de Musica

Pelotas, 10 - Esta noite, no theatro 7 de Abril, realiza-se uma grande audiencia annual de alumnos do Conservatorio de Musica, cujo director dr. Sá Pereira apresentará uma composição de sua lavra, intitulada “As quatro estações”, estudo impressista, com versos dos poetas Eduardo Guimaraens, Affonso Lopes Vieira, d. Gilka Machado e Ronald de Carvalho.

A Belgica na Exposição do Centenario 

Rio, 9 - A Commissão Central do Centenario da Independencia enviou ao presidente da Republica copia do seguinte telegramma que recebeu do embaixador do Brasil em Bruxellas: “Sua majestade o rei, fez saber com especialidade ao Comité Central, ser seu desejo que a Belgica participe da exposição do centenario de um modo digno”.

A grafia da época está preservada nos textos acima  

CRONOLOGIA

O dia 11 de dezembro na história 

1910 - Nasce o compositor Noel Rosa.
1927 - Comunistas tomam o poder em Xangai, China. 
1946 - Fundação da Unicef.
1981 - O general Leopoldo Galtieri depõe o general Jorge Rafael Videla, da presidência da Argentina.
1994 - Rússia invade a República da Chechênia. 

O dia 12 de dezembro na história 

1897 - Capital de Minas é transferida de Ouro Preto para Belo Horizonte.
1915 - Nasce o cantor e ator norte-americano Frank Sinatra. 
1930 - Nasce o empresário Silvio Santos. 
1964 - Independência do Quênia. 
1991 - Coreias assinam pacto de paz.
2000 - Morre a cantora e atriz argentina Libertad Lamarque. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895