Alemanha e aliados discutem sobre as medidas de execução do ultimatum

Alemanha e aliados discutem sobre as medidas de execução do ultimatum

Correio do Povo do dia 13 de maio de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O premiê da França, Aristide Briand, e o general Maxime Weygandes

publicidade

A Allemanha e os alliados - A execução do ultimatum 

Paris, 11 - O sr. Briand, presidente do Conselho e os ministros da Guerra, Finanças, Marinha, Obras Publicas e Regiões Libertadas, o Marechal Foch e o general Weygandes estiveram reunidos esta manhã sob a presidencia do presidente da Republica, sr. Millerand, para discutir as medidas necessarias á execução do ultimatum dos alliados de 5 do corrente. A conferencia examinou as clausulas que determinam o que a Allemanha deve fazer em relação ao desarmamento das forças allemãs de terra, navaes e aereas. Foram tambem examinadas as clausulas de ordem financeira. Nas rodas officiaes era grande a satisfação hoje manifestada por motivo da resposta do governo allemão, aceitando os termos do ultimatum dos alliados sobre as reparações. 

DIVERSAS 

Moinho para sal - Os srs. Azevedo, Bento e Cia., commerciantes desta praça, já têm quasi concluido o edificio mandado construir á rua Voluntarios da Patria, fronteiro á do Parque e que se destina ao moinho para sal e armazenagem neste producto. O moinho será accionado por um motor a gaz pobre da força de 25 cavallos. Os fundos do predio, que dão para o Guahyba, foram construidos afim de ali poderem fazer as suas descargas todos os navios que vierem carregados de sal. Saindo este de bordo, poderá ir immediatamente para os vagões da Viação Ferrea visto que, emfrente ao armazem, foi construido especialmente um desvio para esse serviço. 

Reclamações - Os moradores do Parthenon estão alarmados e temem que se desenvolva alguma epidemia devido ao emprego do lixo que estão fazendo os chacareiros desse arrabalde. Esse lixo é o mesmo que recolhem as carroças da Intendencia. Diariamente, grande numero de carroças passa conduzindo o lixo pela rua Matto Grosso, exhalando um fetido impossivel de supportar. Nos ultimos dias, nas principaes ruas da cidade, encontra-se nas calçadas toda a sorte de cascas de fructas, especialmente de bananas. Com isto tem resultado varias pessoas levarem quédas, algumas das quaes com consequencias bem desagradaveis.

 TELEGRAMMAS

Os trabalhos do Congresso Paulista

S. Paulo, 12 - O “Diario Popular” diz que os trabalhos que o Congresso paulista gastou tres mezes a realizar uma pessoa idonea fazia em tres dias. Accrescenta que com isto o Estado dispendeu mais de 150 contos de réis e ainda vão augmentar o numero dos representantes. 

A peste bovina 

Animaes suspeitos abatidos 

S. Paulo, 12 - Em estabulos de Indianopolis foram abatidos 27 bovinos suspeitos de estarem doentes. 

Gréve dos trabalhadores do porto

Buenos Aires, 12 - A gréve dos trabalhadores do porto foi motivada pelo facto de não quererem elles servir ao lado de outros não filiados aos syndicatos.

Uma medida do governo sobre productos brasileiros 

Montevidéo, 12 - Em vista do desaccordo existente entre o decreto limitando a importação e transito de mercadorias brasileiras, conforme as conclusões da conferencia veterinaria, o ministro do Brasil pediu ao governo a reconsideração.

A grafia da época está
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de maio na história
1928 - Nasce a cantora Angela Maria.
1942 - Criação do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública).
1968 - Universidade de Sorbbone é ocupada por estudantes e operários entram em greve. 
1981 - João Paulo II leva três tiros em atentado no Vaticano.
2001 - Silvio Berlusconi vence as eleições na Itália. 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895