Alemanha protesta contra a Conferência de Paris

Alemanha protesta contra a Conferência de Paris

Correio do Povo do dia 4 de fevereiro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os delegados da Conferência de Paris debateram a dívida da Alemanha.

publicidade

A Conferência de Paris 

Paris, 3 - Os jornaes referindo-se aos protestos dos allemães contra as decisões da conferencia inter-alliada de Paris, declaram que não causaram surpresa alguma esses protestos. Dando razão á França - accrescentam - essa attitude servirá de lição aos inglezes e americanos que ainda acreditam na boa vontade da Allemanha.

Londres, 2 - A Allemanha declara que os alliados procuram a sua ruina por meio de extorsão entretanto estas palavras não passam de mero exagero rhetorico. A delegação allemã em Paris concordou, sob reserva, com o pagamento de setecentos e cincoenta milhões de libras durante os proximos cinco annos. A Allemanha deverá pagar sómente seiscentos milhões de libras em entregas annuaes accrescidas de mais doze e meio por cento sobre o valor da exportação allemã.

DIVERSAS

Villamento de Nova Trento - Acha-se nesta capital uma commissão composta dos srs. José Fontana, Manoel Ferreira de Carvalho e Anselmo Carpeggiani, commerciantes de Nova Trento, séde do 2º districto de Caxias, a qual veio se entender com o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, acerca da velha aspiração dos habitantes daquella povoação, de constituir-se o mesmo districto em municipio autonomo. Essa commissão entregou, hontem, um memorial sobre o assumpto ao sr. João Pinto da Silva, secretario da presidencia, afim deste fazer chegar o mesmo documento ás mãos do dr. Borges de Medeiros.

Orchestras dos cinemas

A convite da “Associação Rio-Grandense de Imprensa”, estiveram reunidos, hontem, á tarde, na redacção do nosso collega “O Independente”, os representantes dos principaes cinemas desta capital e uma commissão de quatro membros do Centro Musical, cuja reunião, como é publico, foi convocada por aquella associação, com o intuito de derimir a questão que se suscitou entre o referido Centro Musical e as casas de cinema, com referencia á manutenção das respectivas orchestras. Depois de se travar animado debate entre as partes interessadas no assumpto, foram enfim vencidos varios obstaculos, relativamente ás exigencias das partes interessadas, ficando o caso quasi resolvido, dependendo apenas de um accordo quanto á tabella de preços do Centro Musical. Hoje ainda será apresentada uma proposta. 

TELEGRAMMAS

Gréve na Viação Ferrea

Santa Maria, 3 - Os operarios da secção de caldereiros das officinas da Viação Ferrea nesta cidade, em numero de quarenta, se declararam em gréve pacifica, motivada por não concordarem os mesmos em estar em contacto com seu collega Anselmo Gonçalves. Nas outras secções das officinas reina completa calma. Hoje, uma commissão de grevistas procurou os directores da estrada, fazendo-lhes a exposição de motivos que os levaram a assumir essa attitude. Declararam que para voltar ao trabalho, exigiam a retirada, da referida secção, do operario Anselmo, considerado por elles como trahidor á causa do operariado bem como a readmissão dos demitidos. A solução ás exigencias dos grevistas será transmittida dessa capital, pelo dr. Augusto Pestana, director da VFRGS.

A conferencia de Paris

Londres, 3 - Tratando da impressão causada na Allemanha pelas resoluções que os alliados tomaram na conferencia de Paris, o “Daily Mail” diz que o governo daquelle paiz cederá ante a firmeza dos alliados, que sómente uma estreita união entre os paizes da “entente” assegurará a paz, assim como assegurou a vitoria na guerra.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de fevereiro na história

1846 - Chegam a Pelotas o Imperador, a Imperatriz e a comitiva imperial.
1921 - Nasce a líder feminista Betty Frieden. 
1938 - Adolf Hitler assume o comando das Forças Armadas Alemãs. 
1959 - O Brasil vence pela primeira vez o mundial de Basquete. 
1997 - Morre o jornalista e escritor Paulo Francis.
2001 - Herbert Vianna sofre acidente com ultraleve no litoral do RJ. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895