Alunas da Escola Normal de São Paulo homenagearam o rei Alberto, da Bélgica

Alunas da Escola Normal de São Paulo homenagearam o rei Alberto, da Bélgica

Correio do Povo do dia 17 de outubro de 1920, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

O rei Alberto com alunas da Escola Normal, em São Paulo.

publicidade

Os reis da Belgica no Brasil - A partida do rei Alberto, de São Paulo 

S. Paulo, 14 - Ao transpor os limites de S. Paulo, de regresso ao Rio, o rei Alberto telegraphou ao dr. Washington Luiz, presidente do Estado, agradecendo a recepção que lhe fora feita. Nesse despacho, S. M. exprimia o seu sentimento de profunda admiração pela actividade que reina nessa bella capital e em grande parte do Estado, até as regiões mais afastadas do Interior, que pude observar, percorrendo esse fecundo solo.” 

S. Paulo, 14 - Hontem, á noite, e, hoje pela manhã, seguiram trens supplementares para o Rio de Janeiro conduzindo numerosas pessoas que ali vão assistir ás ultimas festas em homenagem aos reis belgas.

S. Paulo, 16 - O dr. Washington Luiz, mandou louvar os directores da Escola Normal e do Instituto de Butantan em virtude da magnifica impressão que daquelles institutos levou o rei Alberto quando os visitou.

DIVERSAS

Associação da Imprensa -Realizar-se-á, hoje, ás 9 horas, a primeira sessão da directoria da Associação da Imprensa Riograndense, para tratar de assumptos urgentes como a confecção dos estatutos, etc. A referida sessão, que será presidida pelo nosso collaborador, João Maia terá lugar na sala de redacção da nossa collega “Mascara”, á rua Riachuelo n. 168.

O analphabetismo no 3º districto de Bagé - Segundo informaram ao “Correio do Sul” de Bagé, é desolador o recenseamento do 3º districto daquelle municipio, onde existe um nucleo da população com 891 pessoas, das quaes 97 % são analphabetos. Accrescenta o “Correio do Sul” que ha naquelle local absoluta falta de escolas.

Objectos perdidos - Depositaram no escriptorio desta folha: uma carteira contendo dinheiro e papeis, encontrados pelo sr. Jorge Antunes Pinto; uma caderneta de identificação, pertencente á Jose Antonio da Silva Cruz, e encontrada pelo conductor, em um bonde da Gloria; dois livros de resa encontrados na casa Popular, dos Gozzo Irmãos á rua Uruguay.

TELEGRAMMAS

Construcção de estrada

S. Francisco de Paula, 16 - A população deste municipio, principalmente o commercio, aguarda anciosa a ordem do presidente do Estado, mandando executar o trecho da estrada para Taquara, cuja locação e orçamento já foram feitos na parte mais necessaria, a que contorna o Morro Grande, inacessivel depois de qualquer chuva. A construcção dessa estrada é uma velha aspiração deste municipio, que ve o seu progresso entravado por falta de uma estrada geral. A existente, alem de pessimamente conservada, só permite transito no verão.

As riquezas de Santa Catharina

S. Paulo, 14 - O Jornal do Commercio publica a conferencia de Paulo de Moraes Barros sobre a região costeira do Estado de Santa Catharina, pondo em destaque as bellezas naturaes e a riqueza da região, sobretudo em relação as jazidas carboniferas. O conferedera o porto de São Francisco o ncista consifuturo escoadouro do Estado.

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 17 de outubro na história

1888 - É colocada a pedra fundamental do Hospital da Santa Casa, de Santana do Livramento. 
1906 - São transmitidas pela primeira vez telefotos pelo professor alemão Arthur Korn. 
1984 - Lei Falcão é revogada, com a liberação da propaganda eleitoral no Rádio e na TV.

O dia 18 de outubro na história

1931 - Morre o inventor da lâmpada elétrica Thomas Edison. 
1948 - Primeira convenção nacional do Petróleo.
1954 - Morre Roquette Pinto, fundador do Rádio no Brasil.
1979 - Lançamento do jornal Tribuna Operária, do PC do B.
1991 - Collor inaugura o primeiro CIAC, inspirado nos CIESPS do governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895