Antifascistas causam novos conflitos na Itália

Antifascistas causam novos conflitos na Itália

Correio do Povo do dia 14 de maio de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Manifestação antifascista na Itália

publicidade

A situação politica na Italia - Novos conflictos entre fascistas e socialistas

Turim, 12 - Dois anarchistas, quando tentavam fazer saltar uma grande fabrica foram victimas da explosão da propria bomba que atiraram, morrendo um instantaneamente e ficando o outro gravemente ferido. 

Roma, 12 - Durante uma demonstração dos fascistas em Ascoli Piceno, um communista presente deu uma viva a Lenine, causando panico. Intervieram outros comunistas que travaram forte tiroteio com os fascistas. Foram mortos dois communistas, ficando tres feridos. 

Trieste, 13 - Em consequencia de uma discussão politica os communistas mataram um fascista. Como represalia os fascistas devastaram a séde do Centro Socialista. 

DIVERSAS 

Peste bovina - O governo britannico acaba de prohibir a importação para o Reino Unido de animaes procedentes do Brasil alimentados com o refugio de moinhos, farinhas, etc. Esta medida extende-se tambem aos productos bovinos, taes como, couros humidos, chifres, cascos, ossos, sangue secco, carne fresca ou refrigerada de gado vaccum ou de porco, a não ser que os productos sejam acompanhados de uma certidão da mesma natureza, de uma autoridade do Ministerio de Agricultura, certificando que a mercadoria não procede de um districto onde grasse a epizootia, ou de um districto no qual ha dois mezes não se tenha registrado um caso de peste e que durante este periodo não tenha passado pela zona epidemica. 

Instituto Parobé - No corrente anno, no Instituto Parobé matricularam-se 632 alumnos, sendo 334, no curso elementar; 80, no technico, 178, no de aperfeiçoamento e 40 no feminino. 
A banha rio-grandense - Segundo carta que a “Anglo Brazilian Commercial Company Limitada” recebeu de sua matriz, em Londres, fazem-se, ali, referencias bastante elogiosas sobre a banha rio-grandense. Diz essa carta, que os norte americanos começaram a offerecer aos mercados brittanicos banha que pela matriz da casa acima, que foi considerada inferior á procedente do nosso Estado. 

TELEGRAMMAS

Foot-Ball o match dos campeões Primeira divisão Gremio versus Ruy Barbosa

Na ampla praça de sports do “Gremio Porto Alegrense”, nos Moinhos de Vento, realiza-se amanhã, o mais sensacional encontro da actual temporada sportiva. O vencedor do embate, dada a situação do carnet, terá probabilidade de levantar o campeonato de 1921. O encontro será sensacional e levará a praça de desportos do campeão local uma grande multidão. De um lado o valoroso bi-campeão da cidade, capitaneado pelo valoroso player Lagarto e do outro o não menos valoroso “Ruy Barbosa”, que durante tres annos conseguiu o campeonato da extincta “Federação”, capitaneado por Leoni 1º, o melhor center-half da capital. Lances emocionantes, defezas magistraes de Lara, consagrado keeper, empolgarão a assistencia que amanhã comparecerão ao campo do “Gremio”. A directoria do “Gremio” tomou providencias para que o embate ocorra na perfeita ordem. As entradas custarão 2$000 - Servirão os bondes I e F e Foot-Ball.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima
 

CRONOLOGIA

O dia 14 de maio na história
1811- Independência do Paraguai.
1948 - É anunciada a criação do Estado de Israel. 
1955 - O Pacto de Varsóvia é formado por países do bloco socialista.
1973 - Lançamento da primeira estação espacial Skylab pelos EUA.
1989 - Paulo Maluf é lançado candidato à presidência pelo PDS. 
1998 - Morre o ator e cantor norte-americano Frank Sinatra.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895