Antiga catedral é demolida e despojos de sacerdotes são retirados de suas sepulturas

Antiga catedral é demolida e despojos de sacerdotes são retirados de suas sepulturas

Correio do Povo do dia 12 de dezembro de 1920, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Demolição da antiga catedral.

publicidade

Nova Cathedral 

Na quinta-feira, em presença de monsenhor Mariano da Rocha, vigario geral, conego João Maria Balem, director das obras da nova cathedral, diversos sacerdotes e outras pessôas, foram retirados das sepulturas, perto do altar-mór, a urna com os restos do primeiro bispo d. Feliciano Prates e o caixão com o corpo embalsamado de d. Sebastião Dias Larangeira, fallecido ha 32 annos. Hontem, foi o caixão externo aberto, deixando ver, o busto daquelle bispo que está em perfeito estado de conservação. No caixão de zinco uma tampa de vidro, deixa ver perfeitamente o rosto de d. Sebastião. Não póde ser, como se havia resolvido, collocado na sala do Santissimo, devendo sómente ficar ali a urna com os restos de d. Feliciano. É opinião e muitos que o corpo de d. Sebastião seja transferido para a capela de S. Raphael, onde já existe uma sepultura, mandada preparar ali,em vida pelo próprio d. Sebastião.

DIVERSAS

Peste bubonica - No logar denominado Passo da Mangueira, 4º districto desta capital, foi registrado, hontem, mais um caso fatal de peste bubonica. A victima foi sr. Zeferino Silveira Dias, com 24 annos de edade, casado, natural deste Estado.

A semana ingleza - Hontem, foi reiniciada a semana ingleza pelo commercio local, que como no anno passado vigorará até o dia 31 de abril Proximo. O appelo feito, pela commissão constituida dos srs. commendadores Antonio Francisco de Castro, Raul de Lima Santos e Pompilio Ferreira, foi attendido pelo commercio importador e exportador. Assim, hontem, ao meio dia muitas casas fecharam as suas portas para reabril-as sómente na segunda-feira.

O emprestimo estadoal - Como se sabe, o governo do Estado contratou com o Banco Portuguez no Brasil e Banco Pelotense o emprestimo de 25.000 contos de réis, destinado a acquisição de material para a Viação Ferrea. Aquelles estabelecimentos a partir de amanhã lançarão a emissão da metade deste emprestimo em todo o este Estado, RJ e S. Paulo.

TELEGRAMMAS

Uruguayana

Uruguayana, 9 - O tenente aviador Hesset levantará vôo, amanhã, ás 15 horas, com destino a Itaquy, levando o aviador conterraneo F. Soares e o joven Cyro Aranha, este contemplado com o premio ao raid Itaquy por meio de uma rifa de 25 numeros, a 20$000 cada bilhete. O aviador Soares acompanhará o tenente Hasset pelo Estado, afim de terminar a passagem de uma rifa de automovel, com cujo producto pretende comprar um aeroplano para nelle tentar o vôo Rio - Buenos Aires. De Itaquy, o aviador Hasset seguirá para S. Borja.

Uruguayana, 10 - O tenente Hasset acaba de levantar vôo para Itaquy, levando o aviador Soares e o dr. Plinio Dias, em logar do joven Cyro Aranha.

Novo cinema

Carasinho, 11 - Inaugura-se amanhã o novo cinema de propriedade do sr. Jacob Simon, situado no largo da estação.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de dezembro na história

1875 - Morre em Santo Angelo, Antonio Gomes Pinheiro Machado, deputado geral pelo RS e pai do senador Antonio Gomes Pinheiro Machado. 
1891 - Funerais de D. Pedro II, em Lisboa.
1897 - Capital de Minas é transferida de Ouro Preto a Belo Horizonte. 
1991 - Coreias assinam pacto de paz. 
2000 - Morre a cantora argentina Libertad Lamarque.

O dia 13 de dezembro na história

1880 - É inaugurada nesta data a linha telegráfica para Piratini.
1912 - Nasce o cantor Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.
1957 - Primeiros aparelhos de TV portáteis são vendidos na Alemanha.
1968 - Câmara Federal rejeita, por 216 votos a 141, pedido para cassar Márcio Moreira Alves, por discurso contra os militares.
1990 - Governo Collor libera parcialmente cruzados novos retidos.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895