Após tomar posse para o 5º mandato, Borges de Medeiros nomeia secretários

Após tomar posse para o 5º mandato, Borges de Medeiros nomeia secretários

Correio do Povo do dia 26 de janeiro de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Governador Borges de Medeiros, assinando a posse do seu 5º mandato.

publicidade

A presidencia do Estado

Como em outro local detalhadamente noticiamos, tomou, hontem posse do cargo de presidente do Estado, para o quinquenio de 1923 a 1928, o dr. Antonio Augusto Borges de Medeiros. Hontem, mesmo, foi assignado o decreto n. 3.093, que nomeia os secretarios de Estado dos Negocios do Interior e Exterior, da Fazenda e das Obras Publicas. Taes nomeações recairam respectivamente nos drs. Protasio Antonio Alves, Antonio Marinho, Loureiro Chaves e Ildefonso Soares Pinto, que já exerceram os alludidos cargos no quinquenio hontem findo. Entretanto, dizia-se, hontem em rodas politicas, que o dr, Protasio Alves, desejando tomar um periodo de repouso solicitaria exoneração do cargo que vem exercendo. 

DIVERSAS 

O calor - Hontem, fez intenso calor, nesta capital. A temperatura maxima registrada pelo Observatorio Meteorologico da Escola de Engenharia foi de 38,2 graus ás 16 horas, sendo esta uma das temperaturas mais altas dos ultimos tempos. 

Reclamação - Moradores da Praia de Bellas, trecho entre a rua 28 de Setembro e a Hydraulica Guaybense, pedem-nos que reclamemos, a quem de direito, providencias, no sentido de ser cohibido o abuso praticado por individuos que ali se vão banhar em trages de Adão, em pleno dia. 

Exames de segunda época - Na lei da receita para o corrente exercicio, diz o “Jornal do Commercio”, do Rio, appareceu uma emenda, cujo intuito parece que era o de permittir aos alumnos das escolas superiores do ensino fazerem, na 2ª epoca, exames de dous annos, reduzindo-se assim á metade a duração actual dos cursos. Essa disposição orçamentaria, que dá como existente uma situação de que a lei actual não cogita, viria, uma vez em vigor, anullar todo o esforço dispendido para se chegar a abolir, como se fez, os cursos chamados “electricos”, pela rapidez com que eram feitos em beneficio dos alumnos que tinham pressa de se diplomar, mas, forçosamente, em detrimento do ensino. O dr. João Luiz Alves, ministro da Justiça, resolveu impedir o desrespeito a lei actual.

TELEGRAMMAS

Monumento a Santos Dumont

Rio, 25 - Foi assignado o decreto que autoriza a abertura de um credito especial até a quantia de 200:000$000 para completar a quantia que foi angariada em subscripção publica, destinada a um monumento a Santos Dumont, a ser erigido nesta capital. 

Exposição do Centenario 

Rio, 25 - Foi assignado decreto prorogando até ao dia 2 de julho do corrente anno o praso para o funccionamento da Exposição internacional do Centenario da independencia, que devia terminar em 31 de março proximo. 

Official morto a tiros por um anarchista 

Buenos Aires, 25 - O anarchista allemão Kurt Wilckens matou, atirando-lhe uma bomba, e disparando-lhe seis tiros de revólver, ao tenente-coronel Hector Varella, na occasião em que este saia do seu domicilio. Aquelle tenente-coronel foi quem dirigiu a campanha anti-terrorista nos territorios do Sul desta Republica, sendo forçado, muitas vezes, a ordenar varios fuzilamentos de anarchistas presos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de janeiro na história

1925 - General Motors inaugura fábrica em SP e monta 25 carros por dia.
1926 - Getúlio Vargas é eleito deputado federal.
1938 - Criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
1979 - Morre o empresário norte-americano Nelson Rockfeller. 
1980 - Frank Sinatra, cantor e ator norte-americano, se apresenta no Maracanã, RJ, para um público de 145 mil pessoas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895