Arthur Bernardes comparece à inauguração do pavilhão argentino na Exposição Internacional

Arthur Bernardes comparece à inauguração do pavilhão argentino na Exposição Internacional

Correio do Povo do dia 21 de janeiro de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

O pavilhão da Argentina na Exposição Internacional

publicidade

A Argentina na Exposição Internacional

Rio, 20 - O presidente da Republica, sr. Arthur Bernardes, e os membros do Ministerio compareceram, hoje, á cerimonia da inauguração do pavilhão da Republica Argentina na Exposição Internacional desta capital. O sr. Arthur Bernardes presidiu a sessão solemne da inauguração. Falou, por essa occasião, o alto commisario argentino, sr. Nelson, que saudou o Brasil na pessôa do presidente da Republica, respondendo o ministro da Justiça do Brasil, sr. João Luiz Alves. O pavilhão da Argentina encerra mostruarios bellissimos, tendo sido muito visitado e merecendo geraes louvores.

DIVERSAS

A varicella em Rivera - Na cidade de Rivera está grassando, ultimamente, de maneira séria, a varicella. Até o dia 15 do corrente, haviam sido registrados ali 118 casos. Chegou ali, de Montevidéo, material sanitario para o estabelecimento de um hospital de isolamento. O Conselho de Hygiene da capital Uruguaya, mandou a Rivera os drs. Silvio Vidal e Etchepare, funccionarios da Hygiene, os quaes de accordo o Conselho Departamental Administrativo, resolveram: Que todo passageiro que embarque ou desembarque em Rivera será vaccinado; todo o empregado publico será vaccinado, sem excepção alguma. 

Exposição de flôres e fructas - Em fevereiro proximo, no Rio de Janeiro, realizar-se-á a exposição de flôres e fructas. Conforme communicação recebida pela commissão estadual, da exposição, foram tomadas as necessarias providencias para os transportes gratuitos na companhia Costeira, dos mostruarios para a exposição. 

TELEGRAMMAS

A occupação da região de Ruhr

Berlim, 19 - O governo do Reich abriu uma verba no valor de um bilião de marcos, afim de indemnizar os cidadãos da região de Ruhr pelos prejuizos occasionados pela occupação franceza.

Berlim, 20 - O governo allemão prohibiu que os funccionarios e os operarios ferroviarios cooperem, por qualquer modo, para facilitar a remessa de partidas de carvão para a França e a Belgica.

Berlim, 20 - Dizem de Dusseldorf que todos os estabelecimentos bancarios daquella cidade fecharam, declarando que era impossivel proseguir nos negocios, normalmente, pois, deante da occupação do Reichsbank, a vida economica da cidade está completamente paralysada. Os mineiros do districto de Moellër declararam,-se em estado de gréve.
A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 21 de janeiro na história 

1905 - Nasce o costureiro e estilista francês Christian Dior. 
1924 - Morre Lenin, líder da revolução socialista russa. 
1939 - Petróleo é encontrado na Bahia. 
1973 - Aborto é legalizado nos Estados Unidos. 
1998 - Entra em vigor o novo código de trânsito.
1998 - Papa João Paulo II visita Cuba. 

O dia 22 de janeiro na história

1922 - Nasce o ex-governador do RS e do RJ Leonel Brizola. 
1924 - Stalin, Zinoviev e Kamenev assumem no lugar de Lenin.
1942 - Criação do SENAI. 
1973 - Morre Lindon Johnson, ex-presidente dos Estados Unidos. 
1977 - Morre a cantora Maysa Matarazzo. 
2001 - Jornal Notícias Populares, do Grupo Folha, deixa de circular. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895