Há um Século no CP

Artur Bernardes se reúne com ministros para debater combate à pobreza

Correio do Povo do dia 23 de novembro de 1922, quinta-feira, noticiava:

Ministros do governo de Arthur Bernardes foram orientados a economizar.
Ministros do governo de Arthur Bernardes foram orientados a economizar. Foto : CP Memória

O governo da Republica - Um programma de economias

A politica de Economia do novo governo 

Rio, 21 - Em conferencia effectuada entre todos os ministros e o presidente da Republica foram tomadas resoluções de caracter financeiro, tendentes a evitar o crescimento da pobreza publica e, ainda, promover a sua diminuição, tendo sido feitas recommendações terminantes a todos os departamentos da administação. Uma folha desta capital noticia que, de qualquer providencia relativa ao pagamento do recente augmento de vencimentos do funcionalismo da União, cujo compromisso não pode o thesouro solver com facilidade, vão ser expedidos actos extremos, envolvendo mesmo as ultimas nomeações feitas pelo governo que findou.

DIVERSAS

Serviços de bondes - Allegando falta de pessoal, a companhia Força e Luz suspendeu, a alguns dias, os reboques das linhas da Gloria e Therezopolis. Esse facto desgostou os moradores daquelles arrabaldes que se vêem forçados a fazer, de pé, nos estribos e comprimidos uns aos outros, a longa travessia até á cidade. Passageiros de um bonde que vinha, hontem, pela manhã, do arraial da Gloria, resolveram fazer um protesto pacifico contra a falta de reboques, que obriga a que a lotação de 32 pessoas seja elevada a 80 e mais em cada carro, principalmente entre 12 e 14 horas. Quasi todos os que estavam sem assento no vehiculo se negaram a pagar a passagem e, segundo nos declararam alguns delles, que vieram, communicaram o facto afim de isentar o conductor de qualquer responsabilidade, e então dispostos a continuar com essa “gréve” de nickeis si a companhia não restabelecer os reboques. E como com isso só terá a perder a Força e Luz, e muito provavel que os moradores da Gloria vejam attendida a sua justa reclamação. 

Construcção de um novo armazem - Começou a armação de mais um armazem, no trecho do cáes, já construido e que dá aos fundos do edificio onde se acha a guarda-moria da Alfandega. A sua construcção é toda de ferro e cimento armado. 

TELEGRAMMAS

Manifestação ao dr. Tacchini

Bento Gonçalves, 20 - O dr. Bartholomeu Tacchini, director da Casa de Saude, por motivo do seu anniversario natalicio, foi alvo de carinhosa manifestação de apreço. 
Inauguração do busto de José Bonifacio.

Paiol Grande, 20 - Hontem, ás 18 horas, perante as autoridades civis e militares, funccionarios estadoaes, municipaes e federaes, commerciantes, industrialistas, familias e o povo em geral, foi inaugurado na séde da Commissão de Terras, o busto de José Bonifacio, patriarca da Independencia.

Lagoa Vermelha, 22 - No dia da festa da Bandeira foi inaugurado festivamente o monumento a José Bonifacio. Falando longamente o dr. Brasiliano Silva, promotor publico. 
A guerra no Oriente.

Lausanne, 22 - A conferencia sobre as questões referentes ao Oriente proximo esteve, hoje, reunida no castello de Ouchy. Foi resolvido que, todos os dias, será fornecido á imprensa um communicado sobre os resultados obtidos em cada sessão.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de novembro na história

1943 - Criação da Força Expedicionária Brasileira. 
1954 - Inauguração do estádio do Maracanãzinho. 
1961 - Brasil retoma as relações com a URSS, rompidas desde 1947. 
1982 - Morre o compositor Adoniran Barbosa. 
1990 - Oito empresas do Grupo Matarazzo pedem concordata.
1991 - Morre o ator Klaus Kinski.