As bagagens nos trens passavam a ter o seu peso limitado

As bagagens nos trens passavam a ter o seu peso limitado

Correio do Povo do dia 30 de outubro de 1920, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

As bagagens dos passageiros de trens não podiam exceder a 15 quilos.

publicidade

Viação Ferrea 

Foi dada ordem pelo dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea, para que os chefes de trens não tolerem mais, como era de costume, que os viajantes embarquem, levando consigo malas com pesos superior a 15 kilos, a que têm direito, segundo o regulamento da Estrada. Todas as malas com peso superior a esse terão de ser despachadas, sob pena de não serem embarcadas. Afim de ser cumprida essa ordem, estão sendo feitas nas officinas da Viação, em Santa Maria, umas caixas especiaes, que serão adaptadas aos trens. Toda mala que couber dentro da caixa, o viajante poderá levar junto a si; do contrario, ella terá de ser despachada e irá no carro de bagagens. Por enquanto esse trabalho está sendo feito pelos guarda-freios os quaes fiscalisam as malas dos passageiros. Segundo o “Correio da Serra”, de Santa Maria, o numero de trens que trafegam em todas as linhas da Viação Ferrea attinge a uma media de 110 por dia.

DIVERSAS

Associação de Imprensa - Terça-feira proxima, ás 19 horas, no escriptorio da redacção do nosso collega “Mascara”, haverá sessão de assembléa geral da Associação Rio-Grandense de Imprensa”, para discussão do projecto dos estatutos. Continúa aberta a inscripção de socio, nas redacções dos nossos collegas do “Independente” e da “ Mascara”. Á referida sessão de assembléa geral deverão comparecer todos os homens de imprensa e escriptores em geral que desejarem alistar-se na Associação.

Associação Damas de Caridade - Passa, amanhã, o 4º anniversario da fundação da “Associação Damas de Caridade”, que tem prestado bons serviços aos pobres. Commemorando esse anniversario mandará resar, amanhã, ás 8 horas uma missa na capella do Collegio Sevigné.

Monumento ao coronel Gervasio Annes - Por todo o mez entrante será solemnemente inaugurado, á praça Tamandaré, na cidade de Passo Fundo, um monumento ao coronel Gervasio L. Annes, executado pelo esculptor Pinto Couto. As peças em bronze foram fundidas no Rio e já se acham nesta capital, apenas aguardando transporte ferro-viario, para serem conduzidas áquella cidade. O pedestal, em granito roseo-polido, foi executado nas officinas do sr. Antonio Cadolia, estabelecido nesta capital e que foi encarregado, por delegação do esculptor Pinto Couto, ao assentamento definitivo do monumento.

TELEGRAMMAS

Desastre de trem

Carasinho, 29 - O trem de passageiros procedente de Santa Maria, ao chegar ao kilometro 262, além de Pinheiro Marcado, teve tombados a locomotiva, o carro de animaes e o bagageiro, cahindo num aterro de 4 metros, ficando todos inutilisados. O machinista, com grande calma, e verdadeira morocidade, conseguiu applicar um freio a vacuo, diminuindo a marcha, evitando assim que todo o trem caisse no barranco. Sahiram feridos o machinista Julio de Oliveira, o ajudante de foguista, este gravemente, tendo-se os dois salvo milagrosamente. A causa do accidente foi o trilho estar muito gasto na curva, sendo quebrado pela locomotiva do trem paulista, que passou pelo local uma hora antes. Os passageiros baldearam para o trem de soccorro, prosseguindo viagem horas depois. Para o local seguiram immediatamente o dr. Jarbas Trigo, engenheiro residente, o dr. Attila do Amaral, engenheiro da locomoção e os srs. Eurico de Araujo e Ivo Barbedo, medicos da Viação Ferrea.

O regresso dos reis da Belgica

Rio, 29 - Couraçado S. Paulo, que em viagem para a Europa transporta os soberanos belgas. saiu do porto de Dakkar hontem

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de outubro na história

1880 - Lançamento do jornal “O Abolicionista”.
1922 - Mussolini é o novo primeiro-ministro da Itália.
1925 - Inauguração do Teatro Glória, no Rio de Janeiro.
1961 - A União Soviética detona a maior bomba nuclear da história, na ilha russa de Nova Zembla.
1987 - Nelson Piquet conquista o tricampeonato mundial de Fórmula 1.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895