“Deverá chegar hoje a esta capital [Porto Alegre] o chefe revolucionário Honório Lemes da Silva, recentemente preso, como foi noticiado, pelas forças do dr. José Antônio Flores da Cunha. Juntamente com o chefe Honório Lemes vem o seu estado-maior, composto de 11 homens e que também caíram prisioneiros. São eles Alfredo Canabarro, Octacílio Cunha da Rosa, Francisco Lemos da Fontoura, Delbio Marques da Silva, Silvério José Monti, Nollo da Silveira Lemos, André Villanova, Alberto Silveira, Antônio Silveira Gularte, Dagoberto Monti e Gregório Monti. Segundo conseguiu colher a nossa reportagem, o chefe revolucionário Honório Lemes e seu estado-maior virão em trem expresso até Santo Amaro, donde passarão para um dos rebocadores da Secretaria das Obras Públicas, que os conduzirá diretamente para o quartel do 3º Batalhão da Brigada Militar, na Praia de Belas. Nesse quartel permanecerão até que o general Andrade Neves receba instruções nesse sentido, solicitadas ao titular da pasta da Guerra e que até ontem ainda não haviam chegado.
Telegramas do presidente da República e do comandante da região — O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, recebeu do dr. Arthur Bernardes, presidente da República, o seguinte telegrama: ‘Rio, Palácio do Catete, 9 — Retribuo as congratulações de v. ex. pela vitória alcançada ontem no Passo da Conceição contra os rebeldes, e ao mesmo tempo agradeço a v. ex. a transmissão dessa boa notícia. Ela será, por toda parte, como o foi aqui, bem recebida e causará profunda impressão aos partidários da desordem, desanimando-os e convencendo-os da improficuidade de seus antipatrióticos esforços. Da pessoa de v. ex. estendo minhas congratulações aos valorosos oficiais e praças que, com tanto sucesso, realizaram esse importante feito para as armas legais. — Cordiais saudações. Arthur Bernardes’.
O general Eurico de Andrade Neves, comandante da 3ª Região Militar, enviou ao dr. Flores da Cunha o seguinte telegrama de felicitações pela prisão do chefe revolucionário Honório Lemes: ‘P. Alegre, 9 — General Flores da Cunha, Livramento. Felicito-o vivamente pelo brilhante feito de armas, do qual resultou a prisão de Honório e seu estado-maior. Esse fato veio dar intenso brilho às estrelas que vos foram, com justiça, conferidas pelo Governo da República, como merecido galardão à vossa capacidade e dedicação à legalidade, pela qual abandonastes comodidades e mais de uma vez arriscastes a vida. Minhas felicitações são extensivas aos dignos camaradas que concorreram para dar esse golpe mortal na rebeldia. Aguardo resposta do Governo, a fim de dar-vos instruções. — Cordiais saudações. Gral. Andrade Neves’ [...]”
_
Patrimônio
“Em cumprimento à disposição do novo regulamento de terras do Estado, a Secretaria das Obras Públicas foi autorizada pelo presidente do Estado a manter a conservação e defesa das ruínas do templo de São Miguel das Missões. Dos trabalhos foi incumbida a Comissão de Terras de Santa Rosa.”
* O jornal não circulou na segunda-feira, dia 12 de outubro de 1925
Primeiras edições
Da edição de 11 de outubro de 1895, sexta-feira, n. 10
Enchente
“Como de costume, houve este ano a enchente de São Miguel. O Vacacaí e o banhado de São Gabriel encheram extraordinariamente, tornando-se o último completamente invadível, segundo refere ‘A Pátria Nova’, de São Gabriel.”
_
Os trocos
“Continua a falta de trocos miúdos, e com ela continua o abuso de se pôr em circulação os bilhetes de passagens de ‘bonds’. É extraordinário o número de tais bilhetes em circulação, sendo hoje quase a moeda corrente para as pequenas transações. Tal expediente é uma verdadeira especulação de certos negociantes, pois entre eles há alguns que dão, mas não recebem em pagamento os tais bilhetes. Esses, facilmente dilaceráveis, ficam inutilizados em pouco tempo, acarretando grande prejuízo para o público. Já uma vez, a pretexto de escassez de trocos, a cidade foi inundada por emissões clandestinas de vales de todas as procedências. As autoridades puseram em prática as medidas repressivas cominadas em lei, e o abuso cessou imediatamente. Agora, vieram as emissões de bilhetes de ‘bonds’, fato delituoso, pois é crime previsto em lei. Segundo nos consta, já o sr. desembargador chefe de polícia tomou algumas providências sobre o caso. Insista s. exa., punindo mesmo alguns especuladores que estão explorando a emissão de bilhetes de ‘bonds’ e a venda do níquel e do cobre com ágio e o público só terá a lucrar com a definitiva retirada de tal moeda da circulação obrigatória que se lhe está dando. As companhias de ‘bonds’ também poderiam auxiliar a autoridade nesse empenho. Bastava que as duas empresas, retirando da circulação os atuais bilhetes de passagens, emitissem novos, de outro tipo, e marcassem um prazo curto para o recolhimento e resgate dos que por aí andam fazendo as vezes de papel-moeda. Realizado o recolhimento, a polícia por-se-ia em atividade, descobrindo e punindo os que fizessem novas emissões clandestinas. Não seria mesmo desacertado que as companhias de ‘bonds’ tivessem vários tipos para as suas passagens, de modo a poder, de quando em quando, retirá-las da circulação, para dificultar assim a especulação em voga. De qualquer modo, o que é preciso e urgente é que cesse de vez o prejudicial abuso.”
_
Madagascar
“Foi feita a paz em Madagascar, que se sublevara contra o protetorado da França. A rainha Ranavalo [Ranavalona III] aceitou todas as condições impostas pelo general Duchesne, que comandava em chefe as tropas francesas.”
_
Farmácia
“Deve ser hoje presente à Assembleia dos Representantes do Estado o memorial em que a sociedade União Farmacêutica solicita dos cofres públicos um auxílio para a fundação da projetada escola de farmácia. Segundo nos consta, há deputados propensos à concessão do auxílio impetrado.”
O dia 11 de outubro na história
- 1138 Um dos mais fortes terremotos da história atinge a cidade de Aleppo, na Síria.
- 1634 A Inundação de Burchardi provocou a destruição de diques e o alagamento de extensa faixa de terra, causando entre 8 e 15 mil mortes na costa do Mar do Norte entre a Holanda e a Dinamarca.
- 1852 A Universidade de Sydney, a mais antiga da Austrália, é inaugurada.
- 1899 Começa na África do Sul a Segunda Guerra dos Bôeres entre o Império Britânico e duas repúblicas independentes de descendentes holandeses (Transvaal e Estado Livre de Orange).
- 1905 Publicada a primeira edição da revista O Tico-Tico, publicação pioneira voltada ao público infantil.
- 1906 San Francisco desencadeia uma crise diplomática com o Japão ao ordenar escolas segregadas para estudantes japoneses na cidade.
- 1908 Nasce no Rio de Janeiro o poeta, cantor e compositor Cartola, um dos maiores sambistas do Brasil.
- 1936 Nasce em Irará, na Bahia, o cantor e compositor Tom Zé.
- 1937 Nasce na Inglaterra o jogador e técnico de futebol Sir Bobby Charlton, campeão com sua seleção na Copa de 1966.
- 1939 Nasce em São Paulo Maria Esther Bueno, a mais vitoriosa tenista sul-americana da história.
- 1944 A República Popular de Tuva, ao norte da Mongólia, é anexada pela URSS.
- 1954 As tropas francesas completam sua retirada do Vietnã do Norte, em acordo com a Conferência de Genebra.
- 1958 A NASA lança a Pioneer 1, a primeira sonda espacial, que porém não adquire uma órbita estável.
- 1961 A 1ª Cúpula do Movimento Não Alinhado acontece em Belgrado, na Iugoslávia, reunindo os países que não seguem a política internacional de nenhum bloco de poder.
- 1962 O Santos de Pelé é campeão mundial de clubes pela primeira vez ao vencer o Benfica, em Lisboa, por 5 a 2.
- 1975 Estreia no canal NBC o programa Saturday Night Live, ícone da TV americana.
- 1977 Sancionada a lei que cria o estado do Mato Grosso do Sul.
- 1996 Morre no Rio de Janeiro o músico Renato Russo, líder da banda Legião Urbana.
- 2013 Barco de imigrantes africanos naufraga na costa da ilha italiana de Lampedusa, no Mediterrâneo, deixando ao menos 359 mortos.
O dia 12 de outubro na história
- 539 a.C. O exército persa de Ciro, o Grande, conquista a Babilônia, terminando com o império babilônico.
- 1492 Cristóvão Colombo desembarca na América pela primeira vez, provavelmente na ilha de San Salvador, atual Bahamas.
- 1773 O primeiro manicômio da América é inaugurado em Williamsburg, Virginia, então colônia britânica.
- 1798 Nasce no Palácio de Queluz em Portugal o fundador do Império do Brasil, D. Pedro I.
- 1799 A francesa Jeanne Geneviève Labrosse se torna a primeira mulher a pular de um balão usando paraquedas.
- 1808 Fundado pelo rei D. João VI no Rio de Janeiro o Banco do Brasil.
- 1810 A primeira Oktoberfest acontece em Munique em comemoração ao casamento do príncipe Luís da Bavária e a princesa Teresa.
- 1822 Pedro I é proclamado imperador do Brasil.
- 1875 Nasce em Leamington Spa o ocultista, poeta, montanhista e pintor inglês Aleister Crowley.
- 1896 Nasce em Gênova o poeta, escritor, editor e tradutor italiano Eugenio Montale, prêmio Nobel de literatura em 1975.
- 1901 O presidente americano Theodore Roosevelt oficialmente renomeia a “Mansão Executiva” para Casa Branca.
- 1909 O Coritiba Foot Ball Club é fundado na capital paranaense por imigrantes alemães.
- 1924 Morre o escritor, poeta e jornalista francês, vencedor do prêmio Nobel de literatura, Anatole France.
- 1935 Nasce em Módena, na Itália, o tenor Luciano Pavarotti.
- 1944 A ocupação de Atenas por forças do Eixo chega ao fim.
- 1945 Inaugurada a Ponte Internacional sobre o rio Uruguai ligando Uruguaiana a Paso de los Libres, na Argentina.
- 1968 A Guiné Equatorial se torna independente da Espanha.
- 1977 Hua Guofeng sucede Mao Tsé-Tung como líder supremo da China.
- 1992 Morre em acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro o advogado e político Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte.
- 1999 O militar Pervez Musharraf toma o poder no Paquistão em golpe de Estado.
- 1999 A ex-República Autônoma Soviética da Abkhásia declara sua independência da Geórgia.
- 2017 Os EUA anunciam sua decisão de se retirar da Unesco, sendo seguidos por Israel.
** A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
