Há cem anos, a política local se agitava com a eleição para intendente (prefeito) de Porto Alegre. Apesar do diminuto universo de votantes (se estima em cerca de 4,8% da população), a capital viveria naquele pleito uma transição: o fim da gestão de José Montaury após 27 anos. Com o cenário movido pela Revolução de 1923, que opôs chimangos e maragatos, o Partido Republicano, principal força política do Estado, se preparava a fim de manter o seu domínio.
“Realizou-se, ontem à noite, no salão nobre da Intendência Municipal, o banquete que um grupo de comerciantes e industrialistas resolveu oferecer ao dr. Octavio Rocha, candidato a intendente municipal pelo partido republicano, na próxima eleição municipal de Porto Alegre e aos seus colegas de chapa: major Alberto Bins, para vice-intendente, e srs. drs. Eduardo Sarmento Leite, Hygidio Hervé, Jayme da Costa Pereira e Victor Kessler, Pedro Dossona e Vigo Collin, para conselheiros municipais. Neste banquete, que se revestiu de brilhantismo, participaram para mais de 150 convivas, nele se fazendo representar, também, todas as autoridades do Estado. [...]”
Crime bárbaro
“Um peão, trabalhando em terras no Marmeleiro, primeiro distrito deste município [Jaguari], avistou horrorizado à flor da terra, um crânio de defunto. Feita a escavação, se descobriu o resto do cadáver, já com poucas carnes, que foi enterrado sentado em cima da própria roupa cor de cáqui. Apresentava sinais de um tiro na cabeça; de trás para adiante, tendo a bala saído pela boca, quebrando os dentes incisivos superiores. Também pelos restos dos músculos do pescoço se pode verificar ter sido degolado. Parece tratar-se de uma ex-praça do esquadrão provisório local desaparecido há dois meses, mais ou menos. As autoridades estão agindo ativamente para desvendar o mistério de um crime tão bárbaro, tendo sido inquiridos diversos indivíduos [...].”
Alastrim
“Regressou de Caxias o dr. Jandyr Maya Faillace, médico da Diretoria de Higiene, e que fora àquela cidade em serviço profilático contra o surto epidêmico do alastrim, que irrompera lá. Os casos existentes foram convenientemente isolados e a vacinação foi intensificada nos postos gratuitos organizados de acordo com as autoridades [...]”
Assalto cinematográfico
“Afirma-se que uma quadrilha de malfeitores, dirigidos pelo famoso bandido Athanassoff, deteve um trem nas proximidades da cidade de Phillippopolis com o fim de aprisionar o primeiro ministro grego, sr. Papanastacin, o qual — supunham eles — deveria viajar no mesmo comboio. Como esse ministro não viajasse no referido trem, os bandidos saquearam os outros passageiros.”
O dia 24 de setembro na história
- 1572 Morre executado pelos espanhóis o último Sapa (monarca) inca, Tupac Amaru.
- 1725 Nasce Arthur Guinness, criador da famosa cerveja irlandesa.
- 1834 Morre o primeiro imperador do Brasil, D. Pedro I.
- 1841 O Sultanato do Brunei cede Sarawak ao aventureiro britânico James Brooke, que governa o território como Raj.
- 1846 O Exército de Ocupação americano, liderado pelo general Zachary Taylor, captura Monterrey na guerra contra o México.
- 1852 Giffard, o primeiro dirigível de passageiros, viaja 27 quilômetros de Paris a Trappes.
- 1853 O almirante Despointes toma posso formalmente da Nova Caledônia, no Pacífico Sul, em nome da França.
- 1869 Sexta-feira Negra: o preço do ouro despenca após o governo americano vender grandes quantidades do metal.
- 1948 A empresa japonesa de veículos automotores Honda é fundada.
- 1949 Nasce na Espanha o cineasta Pedro Almodóvar.
- 1954 Os icônicos ônibus londrinos de dois andares Routemaster começam a operar.
- 1973 Guiné-Bissau declara independência de Portugal.
- 1991 Lançamento do aclamado álbum “Nevermind”, da banda americana Nirvana.
- 1993 A monarquia é restaurada no Camboja com Norodom Sihanouk como rei.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
