As forças de dr. Flores da Cunha veem em perseguição as de Honorio Lemos

As forças de dr. Flores da Cunha veem em perseguição as de Honorio Lemos

Correio do Povo do dia 19 de outubro de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Forças comandadas por Juca Raymundo

publicidade

 

Politica rio-grandense - Nas Missões 

Santo Angelo, 18 - Parece que as forças do general Honorio Lemos não virão a esta villa, tendo seguido direcção a Tupaciretan ou Cruz Alta. Affirma-se que as forças do dr. Flores da Cunha veem em perseguição das de Honoroio Lemos, constando até que um piquete avançado daquellas tiroteou om a vanguarda da columna deste, nada se sabendo porem com certeza. A Cruz Vermelha desta localidade seguirá hoje para Santa Tecla, onde se diz haver encontro entre aquellas forças. Grande numero de pessoas tem sahido desta villa, tendo si outras asylado no batalhão ferro-viario. Hoje entraram aqui forças revolucionarias commandadas por Juca Raymundo. Depois de atravessarem a villa, estacionaram parte da noite proximo ao quartel de construcção. Excepto o delegado de policia, todas as outras autoridades estão fora da villa. 

DIVERSAS 

Melhoramentos na Santa Casa - Em homenagem á memoria do coronel Manoel Py, a sua exma. familia participou ao coronel Amorim, provedor da Santa Casa, que concorrerá com a importancia necessaria para reformar uma das enfermarias daquelle hospital e para outros melhoramentos ali projectados. 


Senhora apanhada por um bonde - 
Mais um desastre de bonde se registrou hontem, ás 13 horas, sendo a victima a exma. sra. d. Mathilde da Cunha Velloso, esposa do sr. Leovigildo Velloso. Áquella hora achava-se a exma. sra. d. Mathilde Velloso em companhia de seu marido esperando um bonde da linha circular, na rua dos Andradas, em frente ao cinema Republica e afim de tomarem o bonde que se approximava, atravessaram a rua, quando em sentido contrario vinha um outro com regular velocidade e que apanhou d. Mathilde, atirando-a a certa distancia, recebendo ella escoriações pelo corpo. Seu marido chamou então um automovel levando-a para a sua residencia, onde foi attendida pelo dr. Argello Perrone. O sr. Leovegildo esteve mais tarde na redacção desta folha narrando-nos o facto e declarando que este desastre teria sido evitado si o motorneiro tivesse parado ou diminuido a marcha, quando um outro bonde se acha parado para receber ou desembarcar passageiros.

TELEGRAMMAS

França

Commentarios de uma folha parisiense a respeito da situação economica e financeira do Brasil 

Paris, 17 - “Le Temps” publicou trechos do relatorio do Banco Francês e Italiano, dizendo que os resultados favoraveis do balanço permittindo o dividendo de 13% são devidos principalmente as sucursaes brasileiras, sobretudo as do Estado de S. Paulo, que são muito mais importantes do que todas as outras da America do Sul. O importante diario parisiense acha que o cambio baixo do Brasil não se justifica deante não só do saldo do balanço commercial excedente a 19 milhões de libras, como ainda das riquezas inexgotaveis do Brasil, as quaes se desenvolvem quotidianamente. “Le Temps” elogia a politica de economia do actual governo brasileiro, impedindo a inflação. 


Inauguração de uma nova 

cathedral na Eritreia

Roma, 17 - Em Asmara, na Eritreia, foi inaugurada a nova cathedral. Os sinos foram fundidos com bronze dos canhoes austriacos, apreendidos na Guerra.

A grafia da época está

preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

1901 - Santos Dumont contorna a Torre Eiffel em balão dirigível.
1911 - Início da publicação, em folhetim, “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto.
1913 - Nasce o músico e poeta Vinicius de Morais.
1994 - O STF concede extradição de Luiz Garcia Meza, ex-ditador, Bolívia.
2001 - Deborah Farah, campeã brasileira de surfe, morre afogada no mar.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895