As forças do coronel Felippe Portinho confrontam as forças de Firmino Paim em Passo Fundo

As forças do coronel Felippe Portinho confrontam as forças de Firmino Paim em Passo Fundo

Correio do Povo do dia 7 de abril de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Comandante Felippe Portinho com lideranças revolucionárias (C)

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Passo Fundo, 5 - Consta aqui de fonte segura que as forças do coronel Felippe Portinho se encontram novamente na estação de Viaductos, em Erechim.

Bagé, 5 - “O Correio do Sul” diz, hoje, o seguinte: “Estamos informados que as forças libertadoras ao mando do glorioso general Felippe Portinho se aproximam da cidade de Passo Fundo. 

Pelotas, 5 - O “Jornal da Manhã”, entrevistou o dr. Adilio Barreiro, aqui de passagem e que assistiu aos combates travados da Lagoa Vermelha, entre as forças do general Felippe Portinho e as do dr. Firmino Paim, tendo prestado soccorros medicos a ambos os lados. O dr. Barreiros narrou detalhes interessantes daquelles encontros. Calcula elle que as forças governistas orçavam por 1.500 homens e as revolucionarias 400, accrescentando que estas eram compostas de uma rapaziada enthusiasmada e valente sempre disposta a brigar, porém em igualdade de condições com os provisorios, quanto á falta de conhecimentos da technica e disciplina militaar. 

DIVERSAS

Um novo armazem no cáes - Acaba de ser aberto ao trafego um armazem recentemente construido no cáes e que se destina ao recebimento de cargas de importação estrangeira. O novo armazem que tomou a designação de A-1, é de typo semelhante aos quatro outros já inaugurados no nosso porto, medindo 98 metros por 20 metros e dispõe, alem de apparelhamento interno para movimento das cargas, de mais dois guindastes externos de portico com capacidade de suspensão para 2 /12 toneladas cada um. Ficaram servindo no armazem inaugurado o sr. Mario da Matta, como fiel o sr. Oddi Carneiro Cunha, como escripturario, além do pessoal auxiliar necessario. Antes de ser posto em trafego, estiveram ali, inspeccionando este novo departamento o dr. Marinho Chaves, secretario da Fazenda, acompanhado do dr. Renato Costa, diretor geral do Thesouro do Estado. 

Serviço telegraphico - Ainda hontem, segundo informações obtidas na estação telegraphica desta capital quando la estivemos as 21 horas, permanecia irregular o serviço para varios pontos do Estado. Continuavam completamente interrompidas as linhas para Uruguayana, Alegrete, Rosario, Quarahy e Itaquy, o que nos priva, por completo de informações desses pontos. As linhas para as demais regiões do Estado estavam funccionando bem. 

TELEGRAMMAS

Exposição de pintura 

Pelotas, 5 - No salão nobre da Bibliotheca Pelotense será inaugurada, amanhã, a exposição do pintor Leopoldo Gotuzzo, que consta de 70 télas. Essa exposição está sendo esperada com muito interesse.

O fallecimento do dr. Gustavo Vauthier 

Santa Maria, 6 - Causou aqui profunda impressão a noticia do fallecimento do dr. Gustavo Vauthier, que foi um grande e dedicado amigo de Santa Maria, tendo deixado seu nome ligado ao progresso desta cidade e ao desenvolvimento intelectual do seu meio. 

As consequencias da occupação do Ruhr

Paris, 4 - Os allemães fizeram correr, successivamente, nove trens sem machinistas , a todo vapor, partindo de Friedrichfeld, na Allemanha não occupada, em direção a Wessel. Desses, dois trens foram de encontro á ponte de Lippe, formando um amontoado de destroços e paralysando o trafego ali. Os francezes estenderam a zona de occupação até aos limites da cidade de Hagon. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 7 de abril na história:

1831 - Primeira execução do Hino Nacional Brasileiro. 
1908 - Fundação no Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) por Gustavo Lacerda. 
1945 - Oficialização da União Democrática Nacional (UDN) no RJ. 
1956 - Marrocos torna-se independente da Espanha.
1981 - Dinah Silveira Queiroz, escritora, é a 1ª mulher a presidir a ABL. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895