Há um Século no CP

As homenagens a Júlio de Castilhos, mais de duas décadas após sua morte

Da edição de 27 de outubro de 1925, terça-feira, n. 255

Décadas após a morte do líder republicano, centenas de pessoas prestaram sua homenagem a Júlio de Castilhos em cerimônia repetida desde 1903
Décadas após a morte do líder republicano, centenas de pessoas prestaram sua homenagem a Júlio de Castilhos em cerimônia repetida desde 1903 Foto : CP Memória

“Transferida de sábado último para ontem devido ao mau tempo, realizou-se pela manhã a romaria ao túmulo do dr. Júlio de Castilhos, por motivo da passagem de mais um aniversário de sua morte [o político faleceu em 24 de outubro de 1903]. Como nos anos anteriores, foi ela promovida pelo Centro Republicano Júlio de Castilhos, que convidou para o ato o Partido Republicano e as autoridades. E, não obstante a chuva que caía à hora de sua realização, muitos foram os que participaram dessa homenagem ao extinto chefe do partido situacionista. Pela manhã, da praça Senador Florêncio [atual Praça da Alfândega], partiram vários bondes expressos conduzindo os romeiros que, ao chegarem ao cemitério, aguardaram a presença do dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado. Momentos depois, ali comparecia s. excia., acompanhado de deputados à Assembleia dos Representantes, do coronel Claudino Nunes Pereira, comandante-geral da Brigada Militar, e do sr. Othelo Rosa, secretário da presidência. Todos sobraçavam ‘bouquets’ de flores naturais, que depositaram sobre o túmulo do dr. Júlio de Castilhos. [...]”

_

Proteção

“Os que frequentam os espetáculos da ‘Companhia de Revistas Antônio de Souza’ [em São Paulo], onde culmina o nome da sra. Sarah Nobre, conheceram decerto aquela garotinha loura que teria talvez 14 anos e que fazia evoluções no palco com a mesma desenvoltura das coristas mais experimentadas. Como ela apareceu ali, ninguém sabia ao certo. Parece que fora uma velha que a levara ao empresário pedindo que a pequena fosse admitida no corpo de coros do teatro. Chama-se ela Maria Lopes e tinha a verdadeira vocação pela cena. Seria, pois, em pouco tempo, uma artista de valor. E a garota, muito viva, muito alegre, destacou-se em pouco tempo entre as demais coristas. A sua presença no palco foi despertando aos poucos o interesse dos espectadores da primeira fila, desses que gostam mais das meninas bonitas que dos sucessos de cartaz e que diziam pilhérias quando ela vinha à ‘passarela’, piscavam-lhe o olho, arrastavam-lhe a asa, e não havia quem tomasse conta da pequena corista diante da tentação. Mas a sra. Sarah Nobre, prevendo o resultado do êxito que a menina começava a alcançar, teve uma iniciativa digna de aplausos. Resolveu protegê-la, levando-a ao juízo de menores e confiando-a ao respectivo magistrado, dr. Arthur Cesar da Silva Whitacker. Maria Lopes foi, por isso, recolhida ao ‘Bom Pastor’ até que apareça quem dela tome conta e a proteja.”

_

Invasão

“A cidade de Amargosa [no interior baiano] foi invadida por uma horda de ciganos, que ali praticaram várias depredações. Para ali foi enviado um contingente da força pública, a fim de manter a ordem, sendo obrigada a travar ligeiro tiroteio, do qual saiu ferido uma praça, sendo presos 21 ciganos. Foram também apreendidos 22 cavalos arreados, inclusive armamento e munições.”

_

Celebração

“O veterano Grêmio Porto-Alegrense foi o vencedor do campeonato [da cidade de Porto Alegre] deste ano, recebendo por isso justas homenagens do mundo esportivo em geral. Anteontem, num gesto que muito o dignifica, o antigo clube homenageou seus coirmãos filiados à veterana APAD [Associação Porto Alegrense de Desportos]. Assim, a cada um dos ‘teams’ que participaram dos jogos anunciados ofereceu belas corbeilles, havendo então troca de afetuosas saudações. O Cruzeiro correspondeu à gentileza do Grêmio, oferecendo ao capitão Lara um belo ramo de encantadoras flores.

Terminados os jogos de domingo, os sócios do Grêmio regozijaram-se pela vitória alcançada no levantamento do campeonato do corrente ano. Depois de terminadas as pugnas, em automóveis percorreram várias ruas da capital, debaixo de vivas entusiásticos. E, por último, foi-lhes oferecido um copo d’água, havendo trocas de saudações.”

_


Primeiras edições

Da edição de 26 de outubro de 1895, sábado, n. 23

Revolução cubana

“O delegado da revolução cubana [guerra de independência do domínio colonial espanhol] chegou no dia 9 do corrente à capital do Chile, vindo de Valparaíso. A população fez-lhe simpático acolhimento. Os jornais dali e de outras grandes cidades da República abriram subscrições em favor do movimento separatista em Cuba. O referido delegado, depois de ter conseguido alguns milhares de pesos, ia partir para Buenos Aires, de onde seguiria para o Peru.”


Da edição de 27 de outubro de 1895, domingo, n. 24

Estrada de ferro

“O sr. dr. Luiz Caetano Ferraz ofereceu-nos há dias um exemplar do memorial que acaba de dirigir ao Congresso Nacional, expondo o plano de construção de uma via férrea destinada a ligar os Estados do Rio Grande do Sul e Paraná [...] Merece-nos atenção esse opúsculo, pela importância intrínseca do assunto que explana, como por se tratar da iniciativa de um moço de talento e de trabalho, já recomendado por empreendimentos louváveis. O dr. Ferraz está concluindo nesta capital a estrada de ferro à Ponta do Dionysio [onde atualmente se localiza o clube Veleiros do Sul, na Vila Assunção], trabalho que, uma vez pronto, muito abonará a sua competência profissional e tino administrativo. A projetada via férrea irá da estação do Couto, município de Rio Pardo, à colônia militar do Chopim, entre os Estados do Rio Grande do Sul e Paraná, passando por Santa Cruz, Soledade, Passo Fundo, Nonohay e colônia Chapecó. A estrada servirá, como se vê, à cidade do Passo Fundo, considerada como o ponto mais estratégico para centro de convergência da rede de estradas de ferro em todo o Estado do Rio Grande do Sul, por estar situada no seu coração. [...]”

_

Socorro

“Afirma-se que a Rússia e os Estados Unidos vão entrar em acordo para defender a Venezuela contra a ocupação projetada pelo governo inglês.”

_

O dia 27 de outubro na história

  • 1275 Ano atribuído pela tradição à fundação de Amsterdã.
  • 1505 Morre em Moscou o czar Ivan III, responsável por lançar as bases do estado centralizado russo.
  • 1782 Nasce em Gênova o violinista e compositor italiano Niccolò Paganini, considerado o maior virtuoso de seu tempo.
  • 1831 Lei imperial revoga cartas régias que ordenavam guerra contra os indígenas do Brasil e sua escravidão.
  • 1904 Inaugurado o metrô de Nova Iorque, a maior rede subterrânea de transporte dos EUA.
  • 1924 Fundada a República Socialista Soviética Uzbeque como parte da URSS.
  • 1932 Nasce em Boston a poetisa e escritora Sylvia Plath.
  • 1935 Nasce em Santa Isabel, interior paulista, o cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica.
  • 1939 Nasce em Somerset o ator e comediante inglês John Cleese, integrante da trupe britânica Monty Python.
  • 1940 O general francês Charles de Gaulle cria, em Londres, o Conselho de Defesa do Império, organismo da França Livre que atuou como governo entre 1940 e 1941.
  • 1945 Nasce em Garanhuns, interior pernambucano, o metalúrgico e sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República de 2003 a 2011 e atualmente em segundo mandato.
  • 1952 Nasce em Castiglion Fiorentino o ator e comediante italiano Roberto Begnini.
  • 1958 O presidente do Paquistão, Iskander Mirza, é deposto em golpe pelo general Ayub Khan.
  • 1962 O major da Força Aérea americana Rudolf Anderson se torna a primeira e única baixa da Crise dos Mísseis após seu avião de reconhecimento ser abatido por míssil soviético em Cuba.
  • 1962 O vice-almirante soviético Vasily Arkhipov se recusa a disparar míssil nuclear contra navio de guerra americano, evitando uma guerra atômica.
  • 1965 O Ato Institucional nº 2, decretado pelo governo militar, extingue os partidos políticos existentes, torna indireta a eleição para presidente e reabre cassações.
  • 1971 A República Democrática do Congo é renomeada Zaire.
  • 1979 O arquipélago caribenho de São Vicente e Granadinas obtém a independência da Grã-Bretanha.
  • 1986 O governo britânico desregulamenta subitamente os mercados financeiros, reestruturando completamente as suas operações no país.
  • 1987 Plebiscito constitucional encerra a ditadura militar na Coreia do Sul e converte o país em uma república democrática
  • 1991 O Turcomenistão obtém independência da URSS.
  • 1997 A crise financeira asiática causa crash no índice Dow Jones da Bolsa de Nova Iorque.
  • 2002 Lula é eleito pela primeira vez para a presidência do Brasil.
  • 2010 Morre em El Calafate o advogado e político argentino Néstor Kirchner, presidente da Argentina entre 2003 e 2007.
  • 2013 Morre em East Hampton o músico e compositor americano Lou Reed.
  • 2014 A Grã-Bretanha finaliza sua retirada do Afeganistão após pouco mais de 12 anos.
  • 2017 O parlamento catalão declara independência da Espanha, mas não obtém reconhecimento internacional, nem produz efeito legal.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas