Assassinato em Carasinho

Assassinato em Carasinho

Correio do Povo do dia 15 de fevereiro de 1924, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

publicidade

Politica rio-grandense - Grave concurrencia em Carasinho

Bagé, 14 - A proposito dos successos de Carasinho foi passado hontem pelo major Sabino Menna Barreto o seguinte telegramma: ao general Setembrino de Carvalho, ministro da Guerra: “Meu irmão João Rodrigues, confiado nas garantias offerecidas pelo governo federal, por intermedio de v.ex., foi vilmente alvejado cinco vezes por um soldado pertencente aos corpos provisorios do governo do Estado: e na eminencia de ser assassinado, disparou um tiro contra o aggressor, tendo a felicidade de acertar matando-o. As autoridades que até hoje não prenderam nenhum governista dos que têm assassinado opposicionistas, e carceraram meu irmão no xadrez da cadeia de Passo Fundo, tratandoo com todo rigor, como si fosse um malfeitor. V. ex. sabe que a familia Menna Barreto não tem nenhum assassino, tem somente homens que sabem defender a sua honra e as suas pessoas, como sabem defender a patria em qualquer emergencia.”

DIVERSAS

Os desfalques da Alfandega - Os trabalhos para a apuração dos desfalques ultimamente verificados na Alfandega desta capital proseguem, activamente, chefiados pelo funccionario da mesma repartição, sr Leoncio Maya, para tal fim designado. A Inspectoria da mesma repartição, por edital baixado e que publicamos em outro local, está intimando o 4º escripturario João Roberto de Menezes, cujo paradeiro é ignorado, a recolher, aos cofres da mesma Alfandega, dentro do praso de 48 horas, a quantia de 250:068$016, proveniente do desvio de rendas dos impostos sobre dividendos e sobre a renda. Adianta o mesmo edital ser o mesmo responsavel solidariamente com os terceiros escripturarios Joel Carlos Espindola, Manoel Augusto Xaier do Valle e 4º dito Edmundo Pereira da Silva, e mais o fiel de thesoureiro, Antonio Gorrese, que, como se sabe, se acham presos, respondendo a processo administrativo. Em outro edital, a Inspectoria está intimando, com o praso de 48 horas, as firmas Lucas A. Xavier, E. F. Lanzini, João G. Komann, Arnaldo Wiltgen e Cia, Luiz Skoyen e Arnt, Deppermann e Cia., a apresentarem no praso de 8 dias suas declarações para o pagamento do imposto sobre a renda.

Objectos perdidos - O menor Agenor R. da Silva depositou em nosso escriptorio uma meia de criança.

TELEGRAMMAS

As fontes thermaes de Caldas da Imperatriz

Florianopolis, 14 - O dr. José Collaço, secretario do Interior e Justiça, e o deputado Adopho Konder, visitaram Caldas da Imperatriz, observando as obras que ali estão sendo executadas pela firma Waldemar Visconti e Cia., concessionaria dessas conhecidas aguas thermaes. Os visitantes trouxeram boa impressão, tendo percorrido os arredores de Caldas da Imperatriz. Os serviços de drenagem e saneamento ali estão bastante adeantados, tendo desapparecido os mosquitos que dantes abundavam. O predio destinado ao engarrafamento de agua acha-se prompto para receber o telhado, estando em Caldas os machinismos para a gaseificação e engarrafamento. A gazeificação far-se-á com gazes extraidos da propria agua. Os visitantes puderam ver um phenomeno, o da agua quente brotando em pleno rio por debaixo da agua fria.

Falleceu o conde von Berlichingen

Berlim, 14 - Morreu o conde von Berlichingen, o ultimo descendente de Goeth.

A grafia da está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de fevereiro na história

  • 1902 - Metrô subterrâneo e aéreo começa a funcionar em Berlim.
  • 1914 - Sufragistas inglesas incendeiam pavilhão em Wimbledon, na luta pela conquista do voto feminino.
  • 1940 - Durante a Segunda Guerra, a Alemanha diz que navios cargueiros britânicos serão considerados de Guerra.
  • 1965 - Morre o cantor norte-americano Nat king Cole.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895