Assinatura do acordo entre Itália e Ioguslávia anexando Fiume à Itália

Assinatura do acordo entre Itália e Ioguslávia anexando Fiume à Itália

Correio do Povo do dia 30 de janeiro de 1924, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Acordo entre a Itália e Yugoslavia anexou a região de Fiume à Itália.

publicidade

A questão de Fiume - A assignatura do accôrdo Italo-Yugo-Slavia

Pelo accôrdo, Fiume ficará anexada à Italia

Roma, 29 - Os jornaes da Italia inteira, sem distinções de partidos, rejubilam-se com a assignatura do accôrdo com a Yugo-Slavia, manifestando a profunda satisfação causada pela reunião de Fiume á patria italiana. Considero o accôrdo um penhor de amizade solida e fructuosa entre as duas nações e um elemento de grande importancia para a consolidação das paz europeia, diz a imprensa.

Roma, 29 - Os srs. Pachitch e Nintchitch, respectivamente, presidente do conselho de ministros do Exterior da Yugo-Slavia, visitaram hoje o Papa Pio XI, ao meio-dia. Sua santidade rejubilou-se com a assignatura do accordo italo-yugo-slavia que so veio trazer consequencias bem fazejas para todos, sem quebrar a paz no mundo.

DIVERSAS

Novas irregularidades da Alfandega desta capital - Como hontem noticiamos, foi requisitada a prisão administrativa dos funccionarios da Alfandega desta capital, envolvidos em um novo desvio criminoso ali verificado, na arrecadação do imposto sobre a renda. Hontem mesmo, foram elles capturados. As pesquisas iniciadas na Alfandega continuam, e, segundo sabemos, a somma desviada attingirá avultada quantia, estando o delegado fiscal, dr. Genulpho Freire, interessado em esclarecer o caso.

Entrega de quartel - No dia 6 de Fevereiro proximo, a Companhia Constructora de Santos fará entrega ao governo federal do quartel construido na cidade de Cachoeira. O general Andrade Neves, commandante da 3ª Região Militar, em boletim de hontem, autorisou o 3º batalhão de engenharia a designar um official para represental-o naquella cerimonia, e assignar a acta respectiva.

A procissão de Navegantes - Realisar-se-á, domingo proximo, a procissão dos Navegantes de N.S. dos Navegantes. O capitão-tenente Washington Terry e Almeida, delegado da Capitania do Porto, e a quem foi confiada a direcção do cortejo nautico, naquella cerimonia religiosa, baixou uma ordem, prohibindo, como é do regulamento, que sejam queimados foguetes de dentro das embarcações.

TELEGRAMMAS

Fallecimento de Lenine

Londres, 29 - Telegrapham de Moscou dando detalhes de Lenin. O intenso frio reinante fez com que fossem abreviados os panagyricos ao extincto chefe dos Soviets . Os srs. Tchitcherine, Krassine e outros pegaram as alças do caixão em que o corpo gelado do chefe dos Soviets foi depositado até á chegada do esquife de vidro onde será inhumado na primavera.

Varsovia, 29 - Noticias aqui recebidas de Moscou dizem que as autoridades russas, alarmadas com a agitação que se nota no exercito depois da morte de Lenine, resolveram enviar para a Siberia os militares suspeitos.

A população de Buenos Aires

Buenos Aires, 29 - Segundo o ultimo recenseamento feito em setembro ultimo e só agora dado á publicidade pela directoria de estatistica á população da capital da Republica Argentina é de 3.537.588 habitantes, sendo de 306.803 kilometros a sua area. No recenseamento de 1922 a população de Buenos Aires era de 2.459.682 habitantes, verificando-se, portanto, um accrescimo de 77.906 no anno.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de janeiro na história

  • 1859 - É lançada a primeira linha de bondes puxados a burro, para o Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro.
  • 1912 - Nasce o compositor Herivelto Martins.
  • 1933 - Adolf Hitler é nomeado chanceler do Reich na Alemanha.
  • 1946 - É proclamada a República da Hungria.
  • 1980 - Manifesto da criação do Partido dos Trabalhadores (PT).

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895