Assis Brasil prepara lançamento de sua candidatura

Assis Brasil prepara lançamento de sua candidatura

Correio do Povo do dia 16 de setembro de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Assis Brasil foi lançado á presidência do Estado.

publicidade

A successão presidencial no Rio Grande do Sul

Será lançada a candidatura do dr. Assis Brasil, á presidencia

Rio, 14 - Occupando-se da successão presidencial do Rio Grande do Sul, o “Dia” publica, hoje, as seguintes linhas: “Podemos affirmar ser positivamente verdadeira a nota que demos hontem sobre a successão presidencial do Estado do Rio Grande do Sul. Essa noticia nos foi fornecida pelo dr. A. de Moraes Fernades, illustre membro do directorio central do partido federalista sulino e presidente do comité central pró-Bernardes naquelle Estado. Ainda reaffirmamos que os candidatos á presidencia e vice-presidencia do Estado são os srs. Joaquim Francisco de Assis Brasil e Wenceslau Escobar. Aquelles candidatos terão apoio unanime do eleitorado livre do Rio Grande do Sul. 

DIVERSAS 

O estado da rua Voluntarios da Patria - Numerosas são as reclamações que diariamente nos chegam sobre o estado de abandono em que se encontra a rua Voluntarios da Patria. Basta qualquer chuva para que essa via publica se transforme em um verdadeiro lamaçal, havendo trechos que não se podem atravessar de um para outra calçada. Agora, chegam-nos novas reclamações sobre um facto que occoreu, ante-hontem, ali, depois de haver terminado o espectaculo do Coliseu. Pouco antes de finalisar os espectaculos, os bondes se dirigem para ali, formando uma extensa fila, aguardando a saida dos espectadores, afim de conduzil-os aos arrabaldes onde residem. Succedeu ante-hontem que, depois do espetaculo, não pequeno numero de familias foi em procura de bondes, mas, achando-se estes a regular distancia da porta da saida do Coliseu, obrigaram os espectadores a fazer um bom trecho a pé. Até ahi, nada de anormal. O peor foi quando as senhoras e os cavalheiros tiveram que tomar o bonde. Dada a escuridão da rua, muitos delles metteram os pés na lama e algumas senhoras chegaram a ficar com os seus calçados inutilisados. Não ha duvida que uma parte daquella via publica, em frente ao Coliseu, está sendo calçada novamente, mas isso não é sufficiente, pois se faz necessario, pelo motivo acima. 

TELEGRAMMAS

O Centenario da Independencia

Ijuhy, 15 - Os festejos com que aqui ia ser commemorada a passagem do Centenario, impedidos pela chuva, foram transferidos para o dia 20 do corrente. 

Caçapava, 15 - A imprensa local, noticiando detalhadamente as imponentes festas aqui realisadas, em commemoração ao Centenario da Independencia, diz que as mesmas marcarão uma época na historia desta cidade. O jornal “O Municipio” exalta o discurso pronunciado pelo capitão Francisco Coelho Leal, orador official do comité pró-Centenario, na sessão civica realisada na noite do dia 7, no salão do cinema Apollo. 

Pelotas, 15 - Os academicos daqui realisaram uma imponente passeata pela cidade, em homenagem ao Centenario de nossa Independencia, indo cumprimentar a imprensa, falando diversos oradores. Amanhã, continuarão as festas do Centenario, inaugurando-se a aula municipal “João Affonso”, na praça Julio de Castilhos, e rua Lobo da Costa, emfrente ao Sport Club Pelotas. Haverá, tambem, batalha de flores, baile do club Esperanto.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de setembro na história

1821 - Independência do Mexico.
1896 - Morre o compositor e maestro Carlos Gomes.
1940 - EUA adotam serviço militar obrigatório. 
1955 - Estoura em Córdoba, o golpe militar que depõe Juan Domingo Perón, da presidência da Argentina. 
1965 - Instalação da Embratel.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895