Ataque surpresa de grupo revolucionário sob o comando de Ulpiano Panyagua a São Lourenço

Ataque surpresa de grupo revolucionário sob o comando de Ulpiano Panyagua a São Lourenço

Correio do Povo do dia 20 de julho de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Chegada de um grupo de revolucionários a São Lourenço do Sul

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

S. Lourenço, 19 - Hoje, um grupo de revolucionarios sob o commando de Ulpiano Panyagua, composto de 20 homens, entrou de surpreza na villa, apoderando-se da Intendencia, apóz resistencia offerecida pelo sub-intendente Costa Leite com 4 soldados armados de revólver. Os revolucionarios inutilizaram os retratos do sr. Borges de Medeiros e outros, levando roupa, arreios e os cavallos da Intendencia, bem como dois da casa Helms. Retiraram-se ás 10 horas com destino a Boqueirão. Esta villa esteve por esse motivo dominada pelo panico. 

Pelotas, 19 - Diversos caminhões seguiram, urgentemente, hontem, á tarde, para S. Lourenço com contigentes da Brigada. A villa havia sido tomada pelos revolucionarios. 

DIVERSAS 

Granja Santo Antonio - Ha dias, noticiamos que cogita-se fundar, na cidade de Santa Maria, um estabelecimento que visasse educar os meninos pobres e abandonados. Diversos cavalheiros, agora, resolveram pôr hombros á obra, confiados nos sentimentos do povo de Santas Maria. Depois de alguns dias de confabulações, ficou resolvida a compra de uma propriedade do sr. Ito Bicca, onde será levantado o instituto, que terá por fim proporcionar, gratuitamente, ensino literario e agricola, theorica e praticamente. Já foi passada a escriptura, na qual figurou o Orphanato S. Vicente de Paula como comprador, tendo a transacção sido effectuada pela importancia de 20 contos de réis. É idéa dos iniciadores que além do curso agricola, accresentar mais tarde, outros officios para preparar os alumnos nos diversos ramos da vida.

Collegio Americano - O Collegio Americano, que funcciona á rua Independencia, mandou construir nos fundos do terreno adquirido ha tempos, um novo edificio cujas obras acabam de ficar concluidas. Tambem o antigo edificio passou por uma completa remodelação, estando tanto este como aquelle bem installados para o fim a que se destinam. Ao novo edificio escolar foi dado o nome de Ypiranga em commemoração da passagem do centenario. 

TELEGRAMMAS

Inauguração de um retrato 

Pelotas, 19 - Com a presença de membros da familia e de pessoas amigas foi inaugurado, hontem, na galeria dos benemeritos da Santa Casa, o retrato da baroneza de S. Luiz. Falou por essa occasião, o academico Ubirajara Ludio da Costa, que foi muito applaudido pelos presentes. 

Festa da colonia uruguaya 

Pelotas, 19 - Domingo proximo a colonia uruguaya levará a effeito a festa que esteva projectada, havendo um convescote no Parque Souza Soares, offerecido pelo consul, sr. Raul Valdez, e um espectaculo no theatro daqui.

A grippe 

Gravatahy, 19 - Continua grassando, nesta villa, e no interior do municipio, a grippe, tendo havido diversos casos fataes. 

O fascismo nos Estados Unidos 

Roma, 18 - Em companhia do coronel do exercito americano Kafield, chegou a esta capital, Ezio Garibaldi, que, brevemente terá uma conferencia com o presidente do Conselho, o sr. Benito Mussolini, afim de informar do movimento fascista italiano nos Estados Unidos.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de julho na história

1873 - Nasce o aeronauta brasileiro Santos Dumont.
1910 - Inauguração do Cais do Porto.
1910 - Criação do SPI - Serviço de Proteção aos Índios, proposto pelo marechal Rondon. 
1934 - Morre o padre Cícero, de Juazeiro, CE.
1969 - Neil Armstrong torna-se o primeiro homem a pisar na Lua. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895