Atentados a bomba no Rio
A edição do dia 30 de agosto de 1924, sábado, noticiava:
publicidade
“A secretaria do palácio do Catete enviou uma comunicação à imprensa segundo a qual perturbadores da ordem estão recorrendo a atentados a dinamite, tendo, há dias, postado bombas em vários pontos do edifício dos Correios, que foi atingido por uma delas, ficando ferido um funcionário. A comunicação oficial diz mais, que, ontem, o general Tertuliano Potyguara foi alvo de um atentado, tendo, felizmente, ficado apenas ligeiramente ferido. A comunicação termina por estes termos: ‘O governo providencia para acabar com este estado de coisas, confiando que a população o auxilie. A policia poderá, mesmo, empregar medidas extremas’.”
“Conhecem-se já detalhes do atentado de que foi vítima o general Tertuliano Potyguara. E, segundo eles, o fato ter-se-ia passado da maneira seguinte: O general Potyguara recebera, pelo Correio, um pacote de jornais, e, na ocasião de abri-lo, deu-se a explosão, indo a carga alojar-se na mesa onde estava aquele oficial, em sua residência, na Villa Militar. Foi quando, atraído pelo estampido, acorreu imediatamente ao local grande número de oficiais, que constataram o atentado.”
“De toda a parte chegam manifestações de unânime reprovação ao atentado contra o general Tertuliano Polyguara, que recebeu ferimentos nas mãos, O seu assistente, capitão Vasconcellos, que também se achava no gabinete daquele oficial quando se deu explosão, ficou ferido na região frontal. O general Potyguara está recolhido ao Hospital Central do Exército. O seu estado é satisfatório.”
Sabedoria vitícola
“Os jornais destes últimos dias têm noticiado grandes danos que a filoxera está causando nos vinhedos do Reno. Esta terrível praga da vide está assim triunfante em to dos os países vitícolas. Os prejuízos até agora dados, em sua incontida marcha destruidora, são incalculáveis. Desde anos, entretanto, o homem encontrou os meios para prevenir seus parreirais do ataque filoxérico, enxertando, sobre ‘cavalos’ americanos ou híbridos, de resistência, prática ao inseto pernicioso. Disto estão muito ao par os viticultores renanos que há tempo iniciaram a constituição de seus novos vinhedos sobre pés de vides resistentes à filoxera. Muito menos ao par, ao contrário, das tristíssimas consequências da difusão desta praga, estão nossos viticultores que continuam plantando Isabel, Goethe, Concorde vides europeias e outras, sem a enxertia prévia, quando também entre nós a filoxera existe em alguns municípios e paulatina, mas continuamente, se esta alastrando. Que esta lição nos aproveite. O viticultor previdente não deve plantar um único pé de parreira sem tê-lo enxertado sobre Riparia, Rupestris ou outros bons ‘cavalos’. Somente assim não deverá ter nenhum receio da filoxera. − Celeste Gobbato”
O dia 30 de agosto na história
- 70 Termina o cerco de Jerusalém após a destruição do Segundo Templo.
- 1645 Assinatura da paz entre holandeses e nativos norte-americanos em Nova Amsterdã )atual Nova Iorque).
- 1721 O Tratado de Nystad encerra a Grande Guerra do Norte entre a Suécia e a Rússia.
- 1797 Nasce na Inglaterra a escritora Mary Shelley.
- 1835 Fundação da cidade de Melbourne, na Austrália.
- 1836 Fundação da cidade de Houston, Texas, por Augustus Chapman Allen e John Kirby Allen.
- 1873 Descoberta do arquipélago de Franz Josef Land no Mar Ártico pelos exploradores austríacos Julius von Payer e Karl Weyprecht.
- 1894 O explorador britânico Frederick Lugar inicia sua expedição ao Niger.
- 1901 O engenheiro britânico Hubert Cecil Booth patenteia o aspirador de pó elétrico.
- 1909 Descoberta dos Xistos de Burgess, uma das principais jazidas de fósseis do mundo, na Columbia Britânica, Canadá.
- 1918 Vladímir Lênin é baleado em tentativa de assassinato realizada por Fanni Kaplan. Início do Terror Vermelho.
- 1918 A Tchecoslováquia forma uma república independente.
- 1937 Nasce na Nova Zelândia o piloto, engenheiro e fundador da McLaren, Bruce McLaren.
- 1942 A Alemanha nazista anexa Luxemburgo.
- 1945 Termina a ocupação japonesa de Hong Kong.
- 1961 As últimas tropas espanholas deixam o Marrocos.
- 1963 A linha Moscou-Washington, ligação direta entre os líderes soviético e americano, entra em operação.
- 1963 As fitas cassete são apresentadas pela Philips.
- 1968 Os Beatles lançam “Hey Jude”, o primeiro single pelo selo Apple.
- 1974 Potente bomba explode nas indústrias Mitsubishi, em Tóquio, matando 8 pessoas e ferindo quase 400. As autoridades japonesas prendem 8 ativistas de esquerda meses depois.
- 1981 O presidente iraniano Mohammad-Ali Rajai e o primeiro-ministro Mohammad-Javad Bahonar são assassinados em atentado a bomba organizado pela Organização dos Mujahidin do Povo Iraniano.
- 1983 O primeiro astronauta afro-americano, Guion Bluford, integra o lançamento do ônibus espacial Challenger.
- 1991 O Azerbaijão declara independência da URSS.
- 2021 As últimas tropas americanas deixam o Afeganistão.
- 2022 Morre o ex-presidente e último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev.
- 2023 Golpe de estado no Gabão: presidente Ali Bongo Ondimba é destituído pelos militares após sua reeleição, encerrando 56 anos de domínio da família Bongo no país.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios