Atentando popular na Lituânia causa arremesso de bomba de dinamite na casa do Ministro das Finanças

Atentando popular na Lituânia causa arremesso de bomba de dinamite na casa do Ministro das Finanças

Correio do Povo do dia 27 de novembro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Protestos contra a decisão da Liga das Nações sobre o litígio de Vilna.

publicidade

Lithuania - A questão de Vilna agita o povo 

Kovno, 25 - Foi atirada uma bomba de dynamite, ás 3 horas da madrugada de hoje, por uma janella, na residencia do ministro das Finanças da Lithuania, dr. Galvanoskis, o qual ficou gravemente ferido. Diz-se que esse attentado é proveniente da agitação que reina na Lithuania contra o governo, que esta disposto a aceitar a decisão da Liga das Nações sobre o litigio de Vilna. Devido as disposições do governo de concordar com a creação de um cantão autonomo na região de Vilna, levantou-se um opposição nos circulos militares, allastrando-se promptamente pelas camadas populares, que consideram tal medida uma capitulação perante a Polonia.

DIVERSAS

O serviço de bondes da Força e Luz - Diversos moradores do arrabalde de Theresopolis, entre os quaes figuram, na sua maior parte numerosos proprietarios empregados de bancos, altos commerciantes e empregados no commercio, entregaram em commissão, á directoria da Companhia Força e Luz um longo memorial, solicitando providencias no sentido de ser melhorado o serviço de bondes para aquelle arrabalde. Este memorial, que continha cerca de 60 assignaturas e foi entregue no dia 7 do corrente á direcção da Companhia e que prometteu providenciar, o que até agora não fez. 

A creação de armazens geraes - Foi creada nesta capital a sociedade anonyma de Armazens Geraes Porto Alegrense com o fim de auxiliar o credito dos colonos productores de mercadorias e evitar que elle sacrifique o seu trabalho vendendo as mesmas quando o mercado não offereça vantagens compensadoras.

TELEGRAMMAS

Construcção de quarteis 

Cruz Alta, 26 - Foi escolhido o terreno para a construcção do quartel-general da 5ª brigada de infantaria, á praça 15 de Novembro. Esse terreno é do municipio. 

O Viamonense

Viamão, 26 - Em commemoração do 10º anniversario de sua fundação, circulará, amanhã, em 6 paginas “O Viamonense”, semanario republicano que aqui se publica, sob a direcção do sr. Alcides Azeredo dos Santos.

Os successos da Italia 

Trieste, 25 - Continuam a explodir em differentes pontos desta cidade varias bombas, attribuindo-se a autoria desses attentados a elementos subversivos. Hontem, explodiram dois petardos. O sr. Nilmer, presidente da União dos Typographos, foi morto durante um ataque dos fascistas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA 

O dia 27 de novembro na história 

1941 - Independência do Líbano.
1951 - Nasce a atriz Vera Fischer. 
1962 - Fundação da Abert - Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão.
1971 - Morre o jornalista Aparício Torelly, o Barão de Itararé. 
1983 - Morre o senador Teotônio Vilela.

O dia 28 de novembro na história 

1887 - Inauguração da Estátua da Liberdade. 
1919 - Lady Astor, primeira mulher na Câmara dos Comuns, Inglaterra. 
1934 - Morre o escritor Coelho Neto. 
1975 - Morre o escritor Érico Veríssimo. 
1983 - Brizola nomeia Marcelo Alencar prefeito do Rio de Janeiro. 
2000 - Holanda legaliza a eutanásia.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895