Aumenta o movimento no Cais do Porto após inauguração de novo armazém

Aumenta o movimento no Cais do Porto após inauguração de novo armazém

Correio do Povo do dia 8 de agosto de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Com a inauguração de um novo armazém aumentou o movimento do Cais

publicidade

Serviço do porto da capital 

Com a inauguração de mais um armazem do typo B-2 já se nota um certo movimento no trecho do cáes já franqueado á navegação. Hontem ali se encontravam atrazados: o “ Itaquatiá”, da Costeira; “Prudente de Moraes”, do Lloyd Brasileiro e o “Porto Alegre”. Tambem se encontravam ali carregando e descarregando as chatas “Selma”, “Quarta”, “Silvana”, “Jacy-Paraná” , Flor do Encantado”, “Genny”, “Norma” e “Sylvia”. A Administração do Porto já recebeu a armação de ferro para a montagem do armazem B-3, e que terá inicio desde que termine a construcção do cáes, emfrente á Doca. Quanto ao armazem e construcção junto ao edificio da Administração do Porto, ficará concluido dentro de poucos dias. 

DIVERSAS

Centenario da Independencia do Brasil - A colonia polaca, por iniciativa da Sociedade Sokol, vae festejar condignamente o centenario da independencia do Brasil . 

Recenseamento da população de Porto Alegre - No recenseamento ha pouco realisado pela Intendencia Municipal, sob a direcção do sr. Olympio de Azevedo Lima cujo resultado publicamos a 5 do corrente, foram encontradas 821 pessoas com as idades de 91 a 100 annos e 62 de 101 annos em diante. Entre estas figura d. Maria Silvestre das Vargas, residente á rua Santo Antonio n. 158, que a 11 de outubro do corrente anno completa 120 annos de idade. Segundo nos informou o sr. Azevedo Lima, é uma senhora inteligente, está muito bem conservada para a idade que tem e ao ser interrogada sobre quantos annos tinha, repondeu com firmeza: “Eu nasci a 11 de outubro de 1802, na cidade de S. Leopoldo, tendo vindo para Porto Alegre, com 9 annos de idade”. Na maior parte as sentenarias foram photographadas,para figurarem no livro que por estes poucos dias entrará para o prelo. Esse trabalho: está dividido em duas partes: a primeira contem o resultado do recenseamento, com todos os dados e esclarecimentos sobre esse serviço, e a segunda refere-se a Porto Alegre ha 100 anos passados e vem acompanhada de documentos.

TELEGRAMMAS

Os vencimentos os officiaes implicados no levante 

Rio, 6 - Tendo a directoria geral da Contabilidade da Guerra impugnado o pagamento da folha de vencimentos dos officiaes do Exercito presos em virtude dos acontecimentos de julho, o ministro da Guerra, em officio que a respeito lhe foi dirigido pelo chefe do Departamento do Pessoal da Guerra, exarou o seguinte despacho: “A gratificação só pode ser abonada quando o official está em serviço activo, assim os officiaes em questão não compete tal abono.”

O centenario da Independencia

S. Paulo, 6 - Por occasião das festas commemorativas do centenario da independencia deverão formar aqui cerca de 7.500 escoteiros, alumnos das escolas primarias desta capital.

Paris, 6 - Está definitivamente constituida a delegação que representará a França na commemoração do centenario da independencia do Brasil. Como estava annunciado, presidirá a missão o sr. Alexandre Conty, embaixador junto ao governo brasileiro. Della farão parte o senador Mollard e o deputado Borel.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de agosto na história

1901 - Santos Dumont, fica preso em um chaminé com seu dirigível e é resgatado pelos bombeiros. 
1937 - Nasce o ator Dustin Hoffman.
1974 - O presidente dos EUA, Richard Nixon, renuncia para evitar o impeachment, pelo seu envolvimento no Caso Watergate. 
1994 - Morre o coreógrafo e bailarino norte-americano Lennie Dale.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895