Aumento da exportação de carne

Aumento da exportação de carne

Correio do Povo do dia 25 de março de 1924, terça-feira, noticiava:

Correio do Povo

O porto de Rio Grande era a principal porta de exportações do RS em 1924

publicidade

A exportação de carnes

Corrreu favoravelmente o anno de 1923 para a exportação dos produtos de origem animal, conforme se vê nos dados estatisticos publicados com relação ao periodo de janeiro a novembro. Por elles se verifica que a exportação de carnes congeladas e resfriadas, como outros produtos derivados da pecuaria, accusa, nos seus algarismos, regulares augmentos em comparação com os dados do anno anterior. A exportação para os portos inglezes antes de terminada a apuração do anno, accusou um aumento significativo. Esse movimento representa mais de dez por cento do total geral da nossa exportação de productos da pecuaria, visto que no anno passado os seus totaes atingiram a um volume menor.

DIVERSAS

O cambio - Hontem, o mercado cambial funccionou mais frouxo do que no sabbado, que fechara em condições um tanto irregulares. Pela manhã, o mercado abriu com a taxa de 6 7/16, taxa esta qye bi decirrer di dua soffreu algum declinio. Assim, depois do meio-dia, as taxas que vigoraram foram de 6 3/8 e 6 5/16, com que fechou o mercado, com tendencias frouxas.

A exportação no mez de ferereiro - Já são conhecidos os dados referentes aos embarques dos principaes productos pelo porto desta capital, durante o mez de fevereiro findo. Segundo estatistica organisada pela Agencia Commercial dos srs. Antunes e Filhos, os vapores que daqui participaram, levaram para portos nacionaes e extrangeiros entre outras, as seguintes mercadorias: 6.814 fardos de alfafa, 115 sacos de amendoim, 11.409 sacos de arroz, 236 caixas de baccon, 19.115 caixas de banha, 50 sacos de batatas, 901 caixas de conservas, 14.163 couros seccos, e verdes, 28.836 sacos de farinha de mandioca, 168.401 sacos de feijão, 373 caixas de fiambres, 10.162 fardos de fumo em folha, 3.412 sacos de herva-matte, 216 caixas de manteiga, 330 sacos de polvilio, 72 caixas de presuntos, 662 caixas de queijo, 172 caixas de salame, 573 caixas de toucinho, 8.288 quintos de vinho e 1.872 fardos de xarque.

TELEGRAMMAS

Extrangeiro

Washington, 22 - Foi assignado hontem um decreto prohibindo remessa de marmas e munições a Honduras.

Paris, 23 - O escriptor politico, sr. Pertinax, em artigo que publica no “L’Echo de Paris”diz ser importante o facto do governo enviar instrucções ao embaixador da França em Londres, viscando de Saint-Aulaire, sobre a questão de segurança na França, as quaes serão communicadas ao primeiro ministro sr. Ramsay Mc Donald, o mais depressa possivel. O articulista diz que os francezes devem esperar o relatorio dos peritos para communicar á Inglaterra o defintivo ponto de vista francez sobre o pagamento das reparações. O sr. Pertinax conclue o artigo, está advogando uma definitiva alliança defensiva.

Vienna, 23 - Consta que o chanceller austriaco, sr. Seipel, tenta agir, como mediador, entre a França e a Allemanha. A conversa que o chanceller Marx e o ministro do Exterior, tiveram francez aqui, hontem, é considerada de muita importancia relacionada áquella missão.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 25 de março na história

  • 1824 - A primeira Constituição a vigorar no Brasil (até 1889) é outorgada por Pedro I.
  • 1884 - Escravidão: escravos são libertados no Ceará, provocando comentário Victor Hugo em Paris: “A barbárie recua, a civilização avança”.
  • 1932 - “Tarzan, o homem macaco”, filme protagonizado pelo nadador e ator Johnny Weissmuller, nascido na Romênia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895