Aumento da imigração italiana em 1923

Aumento da imigração italiana em 1923

Correio do Povo do dia 26 de janeiro de 1924, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Mais de quinze mil imigrantes italianos chegaram ao Brasil

publicidade

A emigração italiana

Roma, 25 - Foram dadas a publicidade estatisticas officiaes da emigração italiana, relativa ao anno passado, as quaes demonstram que em 1923 deixaram a Italia perto de quatrocentas mil pessoas. Essa cifra representa um augmento de noventa e tres mil sobre o numero de italianos que emigraram em 1922. Cento e setenta e oito mil emigrantes dirigiram-se no anno ultimo para os paizes transoceanicos, observando-se um augmento de cincoenta e seis mil sobre o anno precedente. Segundo a mesma estatistica, os cento e setenta e oito mil emigrantes para os paises transoceanicos distribuiram-se do seguinte modo: noventa e quatro mil para a Argentina, cincoenta e oito mil para os Estados Unidos, quinze mil para o Brasil, seis mil para o dominio do Canadá, dois mil e oitocentos para o Uruguay e mil e seiscentos para a America Central.

DIVERSAS

Importaçaõ de farinha de trigo da Argentina - O vapor “Assú” fez uma viagem extraordinaria aos portos platinos, donde acaba de regressar trazendo 1.200 toneladas de farinha de trigo, destinadas a Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Para o commercio desta praça trouxe 16.791 sacos de farinha de trigo. Aquelle navio que já tem a sua descarga quasi prompta, regressará no dia 28 para os portos do norte da Republica.

Animaes de raça apreendidos - A delegacia fiscal recebeu communicação de haver o posto fiscal de S. Gabriel apreendido no mesmo municipio, 35 carneiros e 50 touros de finas raças devido á falta de procedencia legalisada. Na mesma communicação, o referido posto pedia para que a Delegacia solicitasse ao commando da Região licença para que os referidos animaes fossem recolhidos á invernada nacional, até outra solução.

Viação ferrea - O trem de passageiros, procedente de Uruguayana, que devia chegar a cidade de Santa Maria ás 18 horas de terça-feira, o fez ás 3 horas da madrugada do dia seguinte. A causa desse atrazo foi ter descarrillado o tender da locomotiva nas proximidades da estação de Jacaquá. Entre as estações de Uruguayana e Alegrete, o mesmo trecho apanhou um homem que vivo embriagado, dormia no leito da estrada.

TELEGRAMMAS

O anniversario do governo do dr. Borges de Medeiros

Florianopolis, 25 - A “Republica” estampa hoje o retrato do dr. Borges de Medeiros, acompanhado de um artigo elogioso, assignado pelo dr. Hercilio Domingos, administrador do porto dessa capital, commemorando o anniversario do seu governo. O articulista enalteceu a administração do dr. Borges de Medeiros que governa o Rio Grande do Sul ha vinte e cinco annos.

O fallecimento de Lenine

Londres, 25 - Noticias de Moscou dizem que, em homenagem á memoria de Lenine, a cidade de Petrogrado vae passar a chamar-se Leningrado.

Riga, 24 - Informa de Moscou que, para substituir Lenine, foi nomeado um triunvirato dos srs. Kameneff, Rikoff e Thurup.

Varsovia, 25 - Informações de Moscou, recebidas pelo Correio de Varsovia, dizem que as autordades centraes dos soviets resolveram, em face das divergencias que se notam entre os communistas, recorrer novamente ao terror vermelho. Nos ultimos dias foram ali effectuadas mais de quatro mil prisões.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de janeiro na história

  • 1925 - A General Motors inaugura fábrica em São Paulo e monta 25 carros por dia.
  • 1926 - Getúlio Vargas é eleito deputado federal.
  • 1931 - Morre o político Graça Aranha.
  • 1938 - Criação do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
  • 1980 - Frank Sinatra se apresenta no Maracanã para 145 mil pessoas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895