Aumento de taxas e tarifas da Viação Férrea gera preocupação de diversas áreas econômicas

Aumento de taxas e tarifas da Viação Férrea gera preocupação de diversas áreas econômicas

Correio do Povo do dia 26 de janeiro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O setor produtivo reclamava do reajuste das tarifas da Viação.

publicidade

O augmento das tarifas da Viação

Já se não póde occultar a má impressão que vae causando o projectado augmento das tarifas da Viação Ferrea, que de accordo com as novas bases publicadas em edital da Secretaria de Obras Publicas, deverão entrar em vigor a 20 de fevereiro proximo. De varios pontos do Estado, em repetidos despachos que temos publicado na secção competente, se accusa essa atmosfera desfavoravel ás novas tarifas. Effecivamente, o momento não é o mais opportuno para a realisação desse augmento. O commercio se debate numa situação penosissima; a pecuaria está a braços com as mais adversas circumstancias ; a lavoura encontra o empecilho de numerosos embaraços que se oppõem ao seu desenvolvimento. A crise de numerario ou, mais ainda, a crise de credito, a paralysação dos negocios não permite a aceitação de qualquer novo gravame que venha recahir sobre as forças productoras do Rio Grande do Sul.

DIVERSAS

Reforma de theatro - A directoria da Sociedade Anonyma Theatro Carlos Gomes contratou com a firma Moreira & C., os melhoramentos internos e externos de que precisa o velho Theatro Carlos Gomes, de Uruguayana. Entre os melhoramentos que serão executados consta a píntura interna e externa do edificio, reforma do forro, mudança dos lustros dos camarotes, collocação de novas portas e janellas, acquisição de novas cadeiras, etc. O theatro vae ficar em condições de offerecer ao publico com certo conforto e luxo.

Illustração Brasileira - Recebemos um exemplar do n. 4, correspondente ao mez de dezembro findo da “Illustrção Brasileira”, revista mensal editada pela Sociedade Anonyma “O Malho” do Rio de Janeiro, da qual a agencia Gaúcha é representante para este Estado.

Orchestra - Vinda de Antonio Prado, acha-se nesta capital a orchestra dirigida pelos amadores Irmãos Fontana e que vieram contractados, pela casa Electrica, a fim de serem gravadas em discos as melhores peças de seu repertorio.

União dos Expórtadores - Com esta denominação os exportadores de vinho de Caxias constituiram uma associação, que tem por fim zelar pelos interesses da classe, estabelecendo certa unidade de vistas sobre os assumptos vinicolas. A novel associação, que ja vae offerecendo alguns beneficios aos interessados, tem como presidente o industiralista daquella praça sr. Guido D’Andréa.

TELEGRAMMAS

Reconstrucção de uma estrada de rodagem

S. Pedro, 25 - O governo do municipio está mandando reconstruir um trecho de cerca de 20 kilometros da estrada de rodagem que vae desta villa ao Cerro Branco, importante nucleo colonial deste districto. Os referidos trabalhos já foram iniciados hoje, tendo seguido para o local diversos trabalhadores. A reforma desta estrada constitue uma aspiração da população local.

Immigrantes allemães

Rio, 25 - A bordo do vapor “Argentina” , chegaram ao porto do Rio 164 immigrantes allemães que vieram para o Brasil espontaneamente, pagando suas passagens por conta propria. Segundo informações prestadas pela Directoria do Serviço de Povoamento esses imigrantes tomarão vários destinos pelo país.

A Allemanha e os alliados

Londres, 25 - A Allemanha procura justificar o augmento de seus efetivos em virtude da ameaça do bolchevismo, diz que o meio de combater o sovietismo não está em manter grandes exercitos, porem em fortificar e ajudar a Polonia. O governo de Berlim compreende que a Inglaterra não deixará a França sosinha, em face de uma Alemanha independente e vingativa.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de janeiro na história

1925 - A General Motors inaugura uma fábrica de automóveis em São Paulo e monta 25 carros por dia.
1926 - Getúlio Vargas é eleito deputado federal. 
1938 - Criação do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
1977 - Banco Central intervém em nove instituições financeiras.
1979 - Morre o empresário norte-americano Nelson Rockfeller.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895