Avaliação dos danos causados pela Revolução

Avaliação dos danos causados pela Revolução

Correio do Povo do dia 22 de março de 1924, sábado, noticiava:

Correio do Povo

O palácio foi construído em 1889 para ser a residência do Barão do Rio Negro

publicidade

Prossegue, com actividade, a campanha eleitoral

Os dannos da revolução

Rio, 20 - Esteve, hoje, no palacio Rio Negro, o sr. Libanio da Rocha Vaz, chefe da comissão incumbida de avaliar os dannos, julgando as reclamações apresentadas pelos prejudicados com a revolução nesse Estado. Foi elle representar despedidas do presidente da Republica, por ter de partir hoje para esse Estado, via S. Paulo.

Campanha eleitoral

Lavras, 20 - Procedente de Bagé chegaram a esta villa o deputado Domingos Mascarenhas e o coronel Theodoro Saibro Jardim, tendo ido ao seu encontro numerosos correligionarios. Hospedaram-se elles na residencia do sr. Serapião Souza, devendo regressar hoje.

DIVERSAS

O cambio - O mercado cambial funccionou, hontem, bastante movimentado, registrando-se algumas melhoras em confronto com as taxas que vigoraram no dia anterior. O mercado abriu com a taxa de 6, que depois passou 6 1/32 e antes do meio dia passou para 6 3/4. Depois dessa hora, os bancos passaram a saccar com a taxa de 6 1/32. Voltando a melhorar, o cambio as taxas que então vigoraram foram as de 6 1/16, 6 3/32, 6 1/8 e 6 5/32, taxa esta com que fechou o mercado. Este enceroru os negocios em condições melhores do que no dia anterior, mas em condições irregulares. Quanto aos vale ouro para despachos alfandegarios, foram emittidos á razão de 5$227 por mil réis de ouro. O Banco Francez e Italiano recebeu o seguinte telegrama, a proposto do cambio em Londres, sobre as praças abaixo: sobre Paris, francos 83 por libra; Italia, liras 100,25 por libra; suissa, francos, 24,87 por libra; Hespanha, pesets, 33,30 por libra; Hollanda, florins, 11,58 por libra; Belfica, francos 103 por libra; Nova York, dollars 4,30 1/8 por libra; Portugal 1 3/4 pences por escudo; Montevidéo, 42 15/16 pences por peso; Buenos Aires, 42 3/4 pences por peso.

Juiz districtal de Porto Alegre - Por acto de hontem, do presidente do Estado, foi nomeado juiz do 1° disricto do municipio desta capital o dr. Francisco Damasceno Ferreira.

TELEGRAMMAS

Rio, 21 - Chegou pelo transatlantico “Lutetia”, o dr. Jmes Darcy, que acaba de representar o paiz no Congresso Aduaneiro, reunido na Italia, tendo na cidade de Milão, representado o Brasil na reunião internacional das Caixas Economicas.

Rio, 21 - Acha-se gravemente enfemermo o sr. Nilo Peçanha. S. exa. foi recolhido á casa de saúde S. Sebastião. Ali o senador fluminense será submetido amanhã a uma intervenção cirurgica.

S. Paulo, 20 - A subscripção em favor das victimas das inundações do do Rio de Janeiro já atingiu á quantia de 77:865$800.

Curitiba, 20 - Na madrugada de hoje, violento incendio destruiu a fabrica de phosphoros “Primor”, de propriedade da firma Azambuja e Cia e sita á rua Angelo Sampaio. O fogo teve inicio no forno de secagem e tomou vulto de modo que, dentro em uma hora, a fabrica, installada em um grande barracão, estava toda destruida. Os bombeiros nada puderam salvar, fiando reduzido o material da fabrica a um montão de cinzas e machinas completamente inutilisadas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de março na história

  • 1850 - Escravidão: primeiro projeto de abolição é apresentado pelo poeta e deputado Pedro Pereira.
  • 1869 - O Conde D’Eu assume o comando das tropas brasileiras na Guerra do Paraguai.
  • 1925 - Nasce o ator Sérgio Cardoso.
  • 1935 - Alemanha é o primeiro país da Europa a ter programa regular de TV

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895