Avança a reforma da estação da Viação Férrea em Porto Alegre

Avança a reforma da estação da Viação Férrea em Porto Alegre

Correio do Povo do dia 9 de setembro de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

A estação da Viação Férrea da Capital passava por reformas e melhorias.

publicidade

Melhoramentos na estação de Porto Alegre

A estação da Viação Ferrea desta capital está passando por grandes reformas, melhorando em todos os sentidos este importante ponto terminal da Viação Ferrea. A velha parede de madeira, com os antigos alpendres de zinco, no prolongamento da rua Conceição, foram substituidos por uma parede material, com largas portas, para serventia do publico que afflue aos armazens para expedir ou receber mercadorias. Todos os trilhos no quadro da estação, foram substituidos por outros de bitola maior, assim como os dormentes que se achavam em estado lamentavel, causando frequentes desastres e pondo em perigo o pessoal dos trens e manobras. Ao mesmo tempo foi muito melhorada a disposição das linhas, desvios, agulhas, etc.

DIVERSAS 

Canaes interiores - Sairam, hontem, de Buenos Aires, para a cidade do Rio Grande, quatro dragas com os respectivos batelões e rebocadores, afim de se empregarem na dragagem dos canaes interiores, a começar pela Seitia, serviço este ha pouco contratado pelo governo do Estado. O resto do material de dragagem com o mesmo destino virá brevemente, de Pernambuco. 

A commemoração da morte de Augusto Comte - Na séde da propaganda positivista commemorou-se, ante-hontem, o 65º anniversario da morte de Augusto Comte fundador da religião da Humanidade. 

As moedas de aluminio e cobre - Como já noticiou, ha tempos, o nosso serviço telegraphico, resolveu o governo da União fazer cunhar moedas de aluminio e cobre destinadas á commemoração do Centenario da independencia do Brasil. 

Polonio em vez de polaco - O representante da Republica Poloneza junto ao governo brasileiro, conforme communicação que fez á sociedade “Henryk Sienkiewicz”, de Pelotas, aceitou com boa designação a de “polonio” em vez de “polaco”, para os naturaes daquelle paiz. Em a nossa imprensa travou-se, ha tempos, logo por occasião do resurgimento da nação magnifica da Europa Central, uma discussão interessantissima em torno do vocabulo “polaco”. 

TELEGRAMMAS

O centenario da Independencia

Tiveram muito brilho as commemorações realisadas no interior do Estado 

Lageado, 6 - Continua o enthusiasmo pela commemoração do centenario da nossa independencia. Esta villa acha-se toda embandeirada e illuminada, apresentando a praça Marechal Floriano um aspecto deslumbrante, devido a illuminação feerica. A commissão central dos festejos já recebeu as medalhas que serão conferidas aos vencedores do concurso de tiro denominado 7 de setembro. 

Ijuhy, 7 - Hontem, á meia noite, uma banda de musica tocou o hymno nacional na praça da Republica, tendo sido dadas 21 salvas. Hoje, na hora da alvorada, foram soltos muitos foguetes. As principaes ruas desta villa apresentam boa ornamentação. Ás 9 horas da manhã começou a chover torrencialmente, tirando aos festejos todo o brilhantismo. O Collegio Elementar levou a effeito, hontem, um espetaculo de gala, que esteve muito concorrido.

Encantado, 7 - Estiveram animadissimos os festejos commemorativos do Centenario.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de setembro na história

1923 - Morre o presidente da República Hermes da Fonseca.
1948 - Proclamada a República da Coreia do Norte. 
1976 - Morre Mao Tsé-Tung, líder da revolução e fundador da República Popular da China. 
1986 - Morre a pianista brasileira Magdalena Tagliferro.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895