Avião bombardeiro ligado ao governo paraguaio é abatido na Guerra Civil do Paraguai

Avião bombardeiro ligado ao governo paraguaio é abatido na Guerra Civil do Paraguai

Correio do Povo do dia 11 de julho de 1922, terça-feira, noticiava: Em 8 de julho de 1922, o FK8 foi abatido sobre Pirayú, e o piloto britânico Sydney Stewart foi morto.[1][2]

Renato Bohusch

Primeiro avião utilizado pelo Exército do Paraguai na defesa do país.

publicidade

A revolução no Paraguay - Tres mil homens integram as tropas do governo

Buenos Aires, 10 - O correspondente do jornal “La Nacion”, em Assumpção, capital do Paraguay, informa que um aviador, a serviço do governo daquelle paiz, bombardeou as posições occupadas pelos revolucionarios, em Yogarason. 

Buenos Aires, 10 - Communicam de Assumpção, que o major Sanchez, commandante das forças de Infantaria, fieis ao governo, opina que os cherifistas não poderão oppôr seria resitencia aos embates das tropas legaes. Os rebeldes cherifistas atacaram, um avião tripulado pelo aviador inglez Stewart e o parguayo Estigarriba, o qual evoluiu tambem, sobre Yagarason, Villarica e Paraguay, conseguindo aquelles aviadores photographar as posições inimigas. 

DIVERSAS 

Um porco colossal - Noticia o nosso collega “A Evolução”, que se publica em S. Sebastião do Cahy: No estabelecimento industrial da firma C. Oderich & C. foi abatido, ha dias, um colossal porco, que pesava 365 kilos. Esse bello exemplar de animal pertencia á raça “Chester White”, da qual a firma C. Oderich & C. possue uma criação na granja localisada nas immediações do arroio Cadeia. 

Bonde contra carroça - Ás 19 horas de hontem, o bonde letra G, n. 54, quando com regular velocidade pela rua da Azenha, apanhou uma carroça, guiada pelo carroceiro Joaquim dos Santos, acontecendo ficar o mesmo bastante confundido, e a carroça completamente damnificada. O ferido foi pensado na assistencia publica do 2º districto, recolhendo-se, após, á sua residencia. As autoridades policiaes do 2º districto, tomaram conhecimento do facto, tendo providenciado a respeito. 

O ancoradouro para as embarcações da Companhia Arnt - Pelo presidente do Estado, Borges de Medeiros, foi indeferido, hontem, de accordo com os pareceres, o requerimento em que a firma Jacob Arnt & C., estabelecida na cidade de Taquary, com empreza de navegação e transporte nos rios Taquary e Jacuhy, pede que seja construida uma doca, nesta capital, para suas embarcações. 

TELEGRAMMAS

Collisão de vehiculos 

Rio Grande, 10 - Hoje, no momento em que sahia do interior da fabrica de tecidos Italo-Brasileira, uma locomotiva da Viação Ferrea foi de encontro a um bonde que passava, damnificando-o. Não houve, felizmente, desgraças a lamentar. 

Manifestação dos aviadores portuguezes 

S. Paulo, 10 - Os aviadores portuguezes, Sacadura Cabral e Gago Coutinho, assistiram, sabbado ultimo, a uma festa de aviação promovida pelo Aero-Club de São Paulo. Á noite houve um baile, no Theatro Municipal, offerecido pelos aviadores. 

O levante no Forte de Copacabana - Foi iniciado o inquerito policial militar

Rio, 10 - O General Albuquerque de Souza iniciou o inquerito policial-militar, afim de apurar as responsabilidades do levante. Foram ouvidos hontem o commandante e alumnos da Escola Militar. Foi exonerado o coronel João Maria Xavier de Brito Junior, director da fabrica de cartuchos e Artefactos de Guerra, por comandar os revoltosos da Escola Militar.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de julho na história

1926 - Inauguração do Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro. 
1954 - Alfredo Stroessner lidera golpe militar e governa o Paraguai por 35 anos sucessivos. 
1966 - Inicia a Copa do Mundo na Inglaterra.
1971 - Salvador Allende nacionaliza as minas de cobre no Chile. 
1989 - Morre o ator e diretor inglês Lawrence Olivier. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895