Aviador Edu Chaves foi recepcionado pelos gaúchos

Aviador Edu Chaves foi recepcionado pelos gaúchos

Correio do Povo do dia 28 de dezembro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A população gaúcha recepcionou a chegada do aviador Edú Chaves.

publicidade

O raid aereo Rio Buenos Aires

Desde que se annunciára que Edú Chaves empreendera por segunda vez, o raid Rio de Janeiro-Buenos Aires a população desta capital vinha seguindo com o mais vivo interesse as etapas dessa nova tentativa do arrojado aviador.

Á espera do aviador

Ás 14;30 horas já a anciedade subira no auge. Pelas esquinas formavam-se grupos numerosos e innumeras pessoas esquadrinhavam anciosamente os ares, procurando qualquer ponto negro que lhes denunciasse a approximação do audaz piloto. Ao mesmo tempo muitos automoveis se dirigiam para a varzea do Gravatahy, conduzindo innumeras pessoas que ali iam aguardar a aterrissagem de Edú Chaves. 

Á chegada

Num magnifico vôo, descrevendo uma espiral, Edú Chaves foi baixando e a sua aterrissagem foi feita, suavemente com consumada maestria. Uma estridente salva de palmas e calorosas acclamações dos presentes o acolheram. Num momento o apparelho ficou cercado de dezenas de pessoas anciosas por felicitar o bravo piloto. 

DIVERSAS

Escola Polaco-Brasileira - A 22 do corrente mez, encerraram-se as aulas da Escola Polaco-Brasileira, mantida pela sociedade “Aguia Branca” em sua séde propria, no arrabalde de São João, á rua São Pedro n. 71. Conforme ha tempos noticiámos, esta escola inaugurou as suas aulas a 16 de outubro findo e, ao encerrar as suas aulas, contava com a matricula de 31 alumnos de ambos os sexos. No dia 7 de janeiro proximo, reabrem-se as aulas. 

Os vôos do aviador Hasset - Ante-hontem e hontem, o aviador Hasset continuou a proporcionar ao publico porto-alegrense excellentes viagens em seu aeroplano “Airco 11” da “The River Plate Aviation Company”. Ao meio dia de domingo, subiu, naquelle apparelho, o nosso companheiro de trabalho Archymedes Fortini. O “Airco 11”, partindo do campo de Gravatahy, vôou sobre o arrabalde dos Moinhos de Vento, Guahyba e Praça Senador Florencio até as immediações da praça Martins de Lima, donde, fazendo uma magnifica curva, quando se achava a 800 metros de altura, tomou o rumo para o local donde partira. Quando o apparelho voava sobre o arrabalde dos Moinhos de Vento, o aviador Hasset fez parar o motor afim de mostrar como rapidamente o punha em perfeito funccionament, como tambem a estabilidade do biplano. Durante o vôo sobre a cidade, o nosso representante teve occasião de apreciar a bella topographia de Porto Alegre e seu arredores, que se offerece, viajando num aeroplano.

TELEGRAMMAS

Pelos theatros 

Vaccaria, 27 - Foi inaugurado, hontem, o Cine-Theatro Lyra, da empresa Ferreira e Souza. Apezar da chuva, a concurrencia foi numerosa, estando o theatro feericamente illuminado. Foi focado o “film” “Terceiro campeonato sul-americano de foot-ball”.

Melhoramentos municipaes 

S. Sepé, 27 - A intendencia Municipal recebeu as placas e numeros para collocar respectivamente nas ruas e casas desta villa. 

O raid aereo Rio-Buenos Aires 

S. Paulo, 25 - Chegou hoje, aqui, o aviador Edú Chaves que acaba de tentar de novo a realisação do raid aereo Rio-Buenos Aires vencendo, assim, a primeira etapa. Edú Chaves, que gastou 3 horas do Rio a S. Paulo, ficou detido nesta capital em virtude do mau tempo. 

S. Paulo, 27 - O raid aereo Rio-Buenos Aires, cuja realisação o aviador Edú Chaves está tentando de novo, preoccupa a attenção do povo desta capital, que segue com grande interesse a marcha do arrojado piloto paulista. Assim, a chegada de Edú Chaves a Guaratuba foi recebida com grande contentamento pela enorme massa popular que durante o dia permaneceu á frente dos jornaes, anciosa por saber noticias daquelle aviador. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de dezembro na história

1895 - Primeira exibição pública de cinema é realizada na França, pelos irmãos Lumiére.
1923 - Morre Gustave Eiffel, engenheiro francês que construiu a torre Eiffel, em Paris. 
1957 - Deixa de circular o jornal A Noite do Rio de Janeiro.
1992 - Morre o jornalista e escritor Otto Lara Resende. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895