Benito Mussolini impõe condições para fascistas participarem de governo na Itália

Benito Mussolini impõe condições para fascistas participarem de governo na Itália

Correio do Povo do dia 20 de outubro de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os comunistas envolviam-se em conflitos com os fascistas e os socialistas.

publicidade

Renovam-se os conflictos entre fascistas e communistas na Itália 

Roma, 18 - O deputado Benito Mussolini, chefe dos fascistas, mostra certa relutancia em aceitar pessoalmente uma pasta no futuro gabinete, mas permitirá que deputados do partido tomem parte no governo do paiz. O “leader” fascista impõe, entretanto, as seguintes condições: 1º - Adopção de um programma politico contrario á demagogia; 2º - Modificação da politica externa no sentido de tornar a acção internacional da Italia mais efficiente e energica; 3º - A politica interna do governo deve ser sufficientemente energica para dispensar a intervenção dos fascistas que se tornará necessaria devido á incapacidade dos governos para dominar a situação. 

DIVERSAS

Semana ingleza - No dia 1º do mez entrante entrará em vigor o horario nas casas commerciaes, conhecido pela denominação de semana ingleza, que estabelece o fechamento das mesmas, aos sábados, ao meio-dia. Este horario vigorará ate o mez de março, conforme accôrdo feito. 

Falta de agua - Moradores da rua Chiristovão Colombo, proximo da praça São Pedro e das avenidas Eduardo e Rio Branco, queixam-se que ha alguns dias se acham privados do fornecimento de agua. Allegam os reclamantes que ha casas onde a quinze dias não lhes é fornecido o precioso liquido. Varias reclamações já foram enderaças a quem de direito sem que nenhuma providencia tenha sido tomada até agora. 

Estrada de ferro Jaguary-S. Borja - É provavel que sejam recomeçados brevemente os trabalhos de construcção da estrada de ferro que ligará a Villa de Jaguary á São Borja. Servirá de fiscal dos trabalhos por parte do governo da União, o engenheiro Adolpho Barreto Vianna. No caso de não ser immediatamente reatacado aquelle importante melhoramento ferro-viario, a Companhia Constructora de Santos, empreiteira do levantamento de quarteis no Estado, reformará completamente a estrada de rodagem Jaguary a Santiago do Boqueirão, onde estão sendo construidos dois quarteis. 

TELEGRAMMAS

Novo jornal 

Pelotas, 19 - Está annunciada para o dia 22 deste mez a saida do “Jornal da Manhã’, que será orgão das classes conservadoras. Já chegou o material da extincta “Amanhã” e que foi adquirido pelo “Diario Popular”, que está activando o assentamento das machinas. 
A travessia aerea do Atlantico - Premio aos aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho 

Rio, 19 - Foi sanccionada a resolução legislativa que autoriza o governo federal a entregar aos aviadores portuguezes Sacadura Cabral e Gago Coutinho a importancia de 50:000$000 como premio pela travessia do Atlantico. 

O regresso dos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Lisboa, 18 - Os aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegaram a Cabo Verde de onde partirão para a Madeira. 

Lisboa, 19 - Os aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que são esperados a 27 do corrente, serão muito festejados aqui, no Porto e em Coimbra, sendo recebidos com todas as honras militares e civis. A cada um será offerecida uma espada.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de outubro na história

1916 - Termina a Guerra do Contestado, com o acordo de limites entre Santa Catarina e Paraná. 
1979 - Luís Carlos Prestes retorna ao país, após 10 anos exilado. 
1984 - Mário Firmenich, líder Montonero, preso no RJ, é extraditado em sigilo para a Argentina. 
1994 - Morre o ator Burt Lancaster. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895