Brasil se prepara para comemorar o centenário da independência

Brasil se prepara para comemorar o centenário da independência

Correio do Povo do dia 19 de fevereiro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

O RJ estava preparando-se para o Centenário da Independência.

publicidade

O Centenario da Independencia

Paris, 18 - As despezas com a construcção do pavilhão francez na exposição internacional do Rio de Janeiro foram avaliadas em um milhão e meio de francos. Terminado o certamen a França fará doação do edificio ao Brasil para ser nelle installada uma bibliotheca ou museu de arte francesa. A França tambem far-se-á representar no Congresso Historico, a reunir-se no Rio, por duas individualidades notaveis.

Rio, 17 - A bordo do paquete Aeobus, chegou o coronel Colley, commissario geral dos Estados Unidos nas festas commemorativas do centenario da Independencia do Brasil.

DIVERSAS

O typho em Sananduva - Noticiaram os nossos telegrammas que em Sananduva municipio da Lagoa Vermelha, estavam grassando com intensidade o typho e a grippe, fazendo regular numero de victimas. A municipalidade tem providenciado para a remessa de desinfectantes, etc., e tomado medidas hygienicas. Seguiram para aquelle povoado varios medicos, afim de estudarem as causas da pandemia.

Bonus da Independencia - O gesto de casas commerciaes, adquirindo “Bonus da Independencia” para seus empregados está se propagando com intensidade. Ainda hontem, compraram grandes quantidades desses titulos para o alludido fim o Banco Francez e Italiano para a America do Sul, nesta capital, e a Companhia Costeira por intermedio de seu agente sr. Mario Barbosa, para os numerosos empregados dessa Companhia. Na cidade baixa as casas de varejo já puzeram á disposição o “Bonus”.

TELEGRAMMAS

A uzina municipal

Novo Hamburgo, 18 - Reina aqui grande descontentamento pela pessima direcção da uzina municipal, pois diariamente falta a força motriz, occasionando serios prejuizos aos estabelecimentos industriaes.

Academia Brasileira de Letras

Rio, 18 - Na ultima sessão da Academia Brasileira de Letras, o secretario geral, o sr. Ataulpho de Paiva, leu o trabalho que lhe enviou de Roma o sr. Magalhães Azeredo, fazendo commentario sobre o concurso de poesia e lembrando, mais uma vez, a idéa da elegibilidade das mulheres para a Academia.

Rio, 18 - Os srs. Constancio Alves e Eduardo Ramos apresentaram novamente as suas candidaturas á Academia Brasileira de Letras para preencher as vagas de Paulo Barreto e Pedro Lessa.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de fevereiro na história

1921 - Lançamento do jornal Folha da Noite.
1954 - Nasce o jogador de futebol Sócrates. 
1955 - Nasce o ator Bruce Willis. 
1972 - Primeira transmissão de TV em cores no Brasil.
1986 - Morre o músico Francisco Mignone.
1989 - Bahia empata com o Internacional e é campeão brasileiro.

O dia 20 de fevereiro na história

1909 - Manifesto Futurista de Filippo Tomaso Marinetti é publicado no jornal Le Figaro. 
1941 - Fundação do Correio Aéreo Nacional - CAN.
1962 - John Glenn torna-se o primeiro astronauta americano e o segundo do mundo. 
1992 - Israel invade o sul do Libano.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895