Campanha Eleitoral da oposição em Santa Maria

Campanha Eleitoral da oposição em Santa Maria

Correio do Povo do dia 5 de janeiro de 1924, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Walter Jobim (c) passou a liderar a oposição, em Santa Maria

publicidade

Politica rio-grandense - A proxima campanha eleitoral

Santa Maria, 18 - Perante numerosa assembléa de elementos de destaque da opposição foi fundada hontem a junta directora da Alliança Libertadora local, ficando constituida pelos srs. dr. Walter Jobim, coronel Augusto Marques Alvares da Cunha, tenente-coronel Arisitides Sampaio, Antonio Alves Ramos, Catão Coelho, Frederico Krebs, Edmundo Macedo, Gabriel Rosa, como thesoureiro e Antenor Moraes como secretário. A assembléa acclamou o dr. Walter Jobim seu representante no congresso opposicionista que se reunirá no dia 12 em S. Gabriel. Foram tomadas medidas para desenvolver o alistamento aqui e nos districtos, tendo-se installado uma séde central em edificio apropriado.

DIVERSAS

Santa Casa - É costume nas obras em construcção, festejar-se o levantamento da cumieira. Os constructores A. Borsatto e João Laim, que estão construindo varias casas para a Santa Casa, em vista de serem estas obras de propriedade de uma instituição de caridade, que poderá attingir, com seus favores, a qualquer desses operarios que iriam compartilhar da festa denominada “Cumieira”, resolveram deixar de fazer a referida festa e doar a quantia que iriam gastar naquelle fim, em beneficio dessa pia instituição. Por isso autorisaram que ella fosse descontada na ultima prestação que têm para receber pelo contracto das mencionadas obras, á rua da Conceição, a quantia de 250$000. O coronel Antenor Amorim, provedor, em oficio, mandou agradecer aquelle gesto dos constructores dos seus predios.

Imprensa - No dia 31 do mez findo, completou mais um anno de existencia o nosso collega “Echo do Sul”. Jornal entre os mais antigos deste Estado, tem elle um brilhante passado, directriz que é mantida pelos seus actuaes dirigentes. “Echo do Sul” gosa de justas sympathias no sul do Estado, onde tem elle grande circulação. Aos cumprimentos que foram levados áquella folha, no dia do seu anniversario, juntamos agora os nossos. No dia 1º, o “Commercio”, de Cachoeira do Sul, completou seu 25º anniversario.

TELEGRAMMAS

Relogio publico

Florianopolis, 4 - Adquirido mediante donativos do commercio será collocado na fachada do novo Instituto Polytechnico um grande relogio.

O desastre do dirigivel “Dixmude”

Foram encontrados destroços do dirigivel e cadaveres

Paris, 3 - O governo foi informado de que ao sul de San Liano foram assignalados os destroços do dirigivel “Dixmude”. Entre estes, se encontravam dois cadaveres.

Tremor de terra no Adriatico

Roma, 3 - Communicam de Ancona que, desde o 1º abalo sismico verificado hontem, com manifestações sensiveis ao longo da costa do Adriatico, foram registrados até hoje de manhã mais quinze abalos de intensidade variavel, na região de Pesaro e nas localidades de Mondolfo, Marotta e San Constanzo, que ficaram damnificadas. As autoridades tomaram as providencias necessarias para abrigar a população, mas esta, a despeito da neve intensa que está caindo, recusa-se a regressar aos lares, com receio de novos abalos.

A grafia da época está preservada nos textos a cima

CRONOLOGIA

O dia 5 de janeiro na história

  • 1930 - A URSS decreta a transformação de todas as grandes e médias propriedades rurais em fazendas coletivas ou estatais.
  • 1932 - Nasce o escritor italiano Umberto Eco.
  • 1954 - Vargas baixa decreto que faz restrições ao capital estrangeiro.
  • 1978 - O jornalista Flávio Tavares é libertado e expulso do Uruguai.
  • 1982 - Marília Pêra, pela atuação em Pixote é eleita melhor atriz de 1981

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895