Candidatos para as eleições federais no Rio Grande do Sul

Candidatos para as eleições federais no Rio Grande do Sul

Correio do Povo do dia 11 de janeiro de 1924, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

publicidade

Politica rio-grandense - As eleições federaes no Estado

Rio, 9 - O Jornal do Brasil publica a seguinte informação: “o partido do sr. Borges de Medeiros não apresentará chapa completa, deixando, pois, tres lugares á opposição. Como actualmente só o sr. Antunes Maciel veiu pela opposição, dois dos actuaes representantes borgistas não serão incluidos na chapa do partido, os srs. Carlos Maximiliano e Alcides Maya.

Rio, 10 - Na reunião de S. Gabriel, a opposição ao sr. Borges de Medeiros resolverá a attitude que vae tomar no proximo pleito federal e os candidatos com que se apresentará ao eleitorado. Entre os candidatos sabemos que está José Julio Silveira Martins, filho de Gaspar da Silveira Martins, herdeiro, pois, de enorme patrimonio de serviços ao partido federalista.

Politico Francisco Antunes Maciel | Foto: CP Memória

DIVERSAS

O fechamento do commercio varejista aos domingos - Domingo proximo, ás 9 horas da manhã, no salão da sociedade Elena de Montenegro haverá uma sessão de assembléa geral da Associação dos Pequenos Varejistas afim de tratar de assumptos referentes ao fechamento das portas do commercio varejista aos domingos.

Centro Musical Porto Alegrense - Recebemos communicação de que para o anno social de 1924 foi eleita a 30 de dezembro findo e empossada a 1ª do fluente a directoria deste Centro.

Exposição de fructas - Como já noticiámos continuam os preparativos para a Exposição de fructas e seus derivados, promovida pelo Syndicato Agricola Rio-grandense. Segundo o regulamento deste certamen, no recinto da exposição poderá haver venda avulsa de fructas e flores em apropriadas tendas, organisadas de accordo com a directoria. A fructa deverá ser vendida a preços fixos e apropriadas cestas ou bandeijas, conforme determinação da directoria. As tendas poderão ser organisadas sómente pelos expositores, reunidos em grupos ou individualmente. Os expositores que venderem seus mostruarios e aquelles que organisarem as tendas, deverão dar 20% do producto da venda á thesouraria do Syndicato Agricola Rio-grandense. Os mostruarios doados ao Syndicato serão vendidos em leilão.

TELEGRAMMAS

Roubo de documentos politicos, de caracter secreto na Russia

Londres, 10 - A agencia Reuter recebeu um telegramma de fonte poloneza, confirmando a noticia, já hontem aqui recebida de que o governo dos soviets tinha descoberto um roubo de importantes documentos politicos, de caracter secreto. O telegramma da agência Reuter traz mais a informação de que foram effectuadas muitas prisções de individuos suspeitos, principalmente de elementos communistas que, de qualquer forma, se têm manifestado em desaccordo com a politica dos soviets.

Lethonia

Os soviets e as republicas da Ukrania, Georgia e Tartaria

Riga, 10 - As Republicas da Ukrania, Georgia e Tartaria protestaram contra a intromissão dos soviets nos negocios internos daquelles paizes.

Reunião do Conselho Nacional Fascista

Roma, 10 - O sr. Mussolini, presidente do Conselho recebendo o directorio fascista, fez-lhe communicação da decisão que tomara de adiar o Conselho Nacional do Partido para o dia 28 atual.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de janeiro na história

  • 1822 - Tropa portuguesa se amotina no Rio de Janeiro.
  • 1911 - Peste negra atinge a China.
  • 1923 - Nasce o jornalista Stanislaw Ponte Preta.
  • 1946 - Albânia proclama República.
  • 1972 - Retorna do exílio o cantor e compositor Caetano Veloso.
  • 1985 - Inicia o Rock in Rio Festival.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895