Carestia: depois do leite, a carne

Carestia: depois do leite, a carne

A edição do dia 11 de setembro de 1924, quinta-feira, noticiava:

Juliano Bruni
O tema da carestia repercutia cada vez mais, inclusive nacionalmente. Notícias de protestos contra o aumento dos preços dos produtos de primeira necessidade já haviam sido estampadas nas páginas do Correio. Em Porto Alegre, o primeiro artigo a atrair a atenção foi o leite. A polêmica se estendia agora com o custo para o consumo da carne

O tema da carestia repercutia cada vez mais, inclusive nacionalmente. Notícias de protestos contra o aumento dos preços dos produtos de primeira necessidade já haviam sido estampadas nas páginas do Correio. Em Porto Alegre, o primeiro artigo a atrair a atenção foi o leite. A polêmica se estendia agora com o custo para o consumo da carne

publicidade

“Por sua vez, a carne, como alimento que é de primeira e capital necessidade, também não quis singularizar-se, e acompanhou, na alta, o leite. Aliás, deve tratar-se, neste caso, de um fenômeno estranho e possivelmente, impenetrável até, se considerarmos que vivemos na terra da pecuária por excelência, o princípio racional que logo se ergue na apreciação do caso. Assim é que, de aumento em aumento, o quilo da carne veio até ao preço elevadíssimo por que hoje se o adquire, e que, como todos sabem, é de 1$600. Ora, o assunto não carece de uma dissertação rigorosa de detalhes para se chegar à conclusão de que as classes menos favorecidas pela sorte estão a braços com sérias dificuldades para a sua manutenção e a de suas famílias. A carne, [...] está intimamente ligada ao leite, o que, entretanto, não deve ser o bastante para justificar a ligação estreita, também, quanto ao aumento do custo. Ainda ontem comentávamos, aplaudindo-a, a iniciativa da intendência de Alegrete, [...] visando, apenas, a defesa do interesse público. [...]”

Teatro “vermelho”

A Rússia dos ‘Soviets’ tem sido apresentada ao mundo através de noticias de Londres, Paris e Nova York, como um país de bárbaros e assassinos, dominado pela massa bruta do proletariado, que vive de assaltos e morticínios, estabelecendo por toda a parte a miséria, a confusão, o massacre... No entanto, bem longe dessa fantasia está a verdade dos fatos, porque [...] a nação governada pela ditadura proletária é um exemplo de ordem e trabalho [...], apenas sem a preponderância, é claro, dos magnatas do capital. E tanto isso é verdade, que o governo russo teve a calma necessária para cuidar da arte nacional, e chegou mesmo a reformá-la, instituindo teatro para todas as classes do povo [...]. Agora, uma correspondência de Moscou anuncia que o diretor do maior teatro oficial da Rússia conseguiu modernizar a ‘Carmen’, dando-lhe um aspecto novo e sintético [...]. É pena que nós não tenhamos sempre aqui noticias detalhadas do que se faz na Rússia ‘vermelha’ em matéria de arte...”

Gatunagem da CB

“Nestes últimos dias, tem a gatunagem recrudescido assustadoramente na sua faina de se apossar de tudo que se lhe depara mais à mão. A cidade baixa tem sido o campo preferido para as suas façanhas, contando, para isso, com a escuridão reinante em algumas ruas e com a deficiência do policiamento. Assim é que os quintais de diversas casas da rua Demétrio Ribeiro, Avahy, Lima e Silva e adjacências, têm recebido a visita de tão indesejados hospedes, os quais vão levando todos os galináceos que encontram.”

O dia 11 de setembro na história

  • 1836 Proclamação da República Rio-grandense pelo general Antônio de Souza Neto durante a Revolução Farroupilha.
  • 1897 Tropas de Menelik II, imperador da Etiópia, capturam Gaki Sherocho, o último rei de Kaffa.
  • 1903 Nascimento de Theodor Adorno, sociólogo e filósofo alemão.
  • 1914 Início do Segundo Período de Russificação da Finlândia, com o ensino da língua e história russas ordenado pelo czar Nicolau II.
  • 1919 Invasão de marines americanos em Honduras.
  • 1944 O bombardeio da força aérea britânica sobre a cidade alemã de Darmstadt deixa mais de 11 mil mortos.
  • 1971 Morte de Nikita Kruschev, primeiro secretário do Partido Comunista da URSS entre 1953 e 1964.
  • 1973 Golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet destitui o presidente chileno Salvador Allende.
  • 2001 Série de ataques terroristas nos EUA: dois aviões são arremessados contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque; um terceiro avião atinge o prédio do Pentágono; um quarto cai em um campo, na Pensilvânia.
  • 2007 A Rússia testa a maior arma termobárica da história, chamada Pai de Todas as Bombas.
  • 2023 A cidade líbia de Derna sofre alagamentos catastróficos após o rompimento de duas comportas devido à ação do Furacão Daniel. 11 mil morrem.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895