Celebrações do Centenário da Independência levam milhares de turistas ao Rio de Janeiro

Celebrações do Centenário da Independência levam milhares de turistas ao Rio de Janeiro

Correio do Povo do dia 3 de setembro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Chegada pela Av. Rio Branco, para as comemorações do Centenário, RJ.

publicidade

O centenario da Independencia 

É cada vez maior a affluencia de forasteiros á Capital da Republica

Rio, 2 - Com a entrada da semana do Centenario começam a chegar os expressos de S. Paulo repletos de passageiros. Os nocturnos vieram completamente cheios de familias que vêm assistir ás festas do Centenario. O movimento de malas na gare era enorme. 

Rio, 2 - Os couraçados norte-americanos “Maryland” e “Nevada” devem chegar ao nosso porto no dia 5, chegando dous dias antes o navio tanque para abastecel-os. As nossas autoridades já tem conhecimento de que a missão norte-americana será composta do srs. Charles Hughes, secretário de Estado dos Estados Unidos e outras autoridades do governo norte-americano. 

DIVERSAS

Prisão de batedores de carteira - Hontem, por occasião da entrada do grande numero de pessôas que foram assistir á estréa da companhia lyrica, no Coliseu, o auxiliar da policia judiciaria, Alcibiades Lopes, effectuou a prisão de dous batedores de carteira, quando estes se preparavam para agir. Trata-se e dois finos “scrocs” chilenos, hontem mesmo chegados a esta capital, pela Viação Ferrea. Eles estão no xadrez da Policia. 

Raid aereo Buenos Aires Rio de Janeiro - Hontem, o aviador Theodoro Fels, acompanhado do jornalista Piacentini, da redacção do jornal “La Nación”, deu inicio ao “raid” promovido por essa folha, de Buenos Aires ao Rio de Janeiro, em homenagem ao nosso paiz por motivo do centenario da Independencia. Cerca das 11 horas, o nosso correspondente no Rio de Janeiro nos enviava um despacho, informando que os raid-mens haviam partido da capital argentina rumo a Porto Alegre, ás 8,20 horas. 

TELEGRAMMAS

Inauguração do Hotel Modelo

Encruzilhada, 1 - O sr. Antonio Brasil adquiriu por compra o Hotel Modelo, de propriedade do sr. José Chaves Guerreiro, tendo inaugurado hoje estabelecimento, que continua com a mesma denominação. Funciona elle em dois confortaveis predios, situados no melhor local desta villa. 

Novo jornal 

Pelotas, 2 - O novo diario “Jornal da Manhã”, do qual são incorporadores os srs. Alberto Echenique Leite, presidente da Associação Commercial e co-proprietario da Livraria Universal, e Jose Teixeira Cardoso, acaba de firmar contrato com o proprietario do predio á rua General Osorio, esquina da Voluntarios da Patria para installação das machinas e da direcção deste jornal. Occuparão os cargos Joaquim Azevedo e Francisco de Paula.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de setembro na história

1919 - Voto feminino é aprovado na Itália. 
1931 - Nasce o político Paulo Maluf. 
1937 - Entra no ar a Rádio Tupy, de São Paulo. 
1945 - PCB (Partido Comunista Brasileiro) solicita registro ao TSE.
1969 - Morre Ho Chi Minh, líder da resistência vietnamita.
1991 - Senado aprova o fim da reserva de mercado para a informática.

O dia 4 de setembro na história

1861 - A noite do castelo, primeira ópera de Carlos Gomes, estreia no RJ.
1927 - Nasce o político Antônio Carlos Magalhães. 
1930 - Capital da Paraíba passa a se chamar João Pessoa. 
1950 - Recruta Zero, primeira publicação do quadrinho.
1952 - Publicação de “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway.
1995 - Morre o ator Paulo Gracindo. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895