Chanceler alemão elogia resistência à invasão francesa no Ruhr

Chanceler alemão elogia resistência à invasão francesa no Ruhr

Correio do Povo do dia 9 de fevereiro de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A França ampliava a presença de suas forças na região de Ruhr

publicidade

As consequencias da occupação do Ruhr

Berlim, 8 - Ao regressar de sua viagem ao Ruhr, o chanceler Cuno declarou aos seus amigos que está contente com a attitude annunciada pela população do Ruhr com a invasão franceza. Accrescentou o chanceler do Reich que os habitantes do Ruhr estão fortemente resisitindo aos francezes. Para se avaliar o estado de superexcitação nervosa em que vive actualmente o povo allemão, basta dizer que todos os boatos são recebidos e acreditados sem a menor reserva. 

Dusseldorf, 8 - As autoridades francezas annunciaram que os allemães, que forem apanhados praticando actos de sabotagem, pondo em perigo as vidas dos viajantes, seriam executados.

DIVERSAS

Gréve em uma mina de carvão - A Companhia Carbonifera Rio Grandense extráe carvão no logar denominado Leão, municipio de S. Jerônymo. Nesse serviço são empregados para mais de cem trabalhadores, que, em sua maioria, residem nas immediações do local onde se acha situada a mina. Como ha cerca de dez mezes não percebem elles os seus vencimentos, hontem declararam-se em gréve, em atitude pacifica. Os grévistas allegam que sómente voltarão a trabalhar quando lhes forem pagos os vencimentos atrazados. 

Commissão das obras do pôrto da capital - Por decreto de hontem o governo do Estado creou a commissão das obras do porto de Porto Alegre, a qual competirá: a) continuar a construcção das obras do referido porto, compreendendo a muralha do caes, armazens, guindastes, calçamentos, linhas ferreas e outros trabalhos que façam ou venham a fazer parte do projecto das alludidas obras; b) continuar os melhoramentos do rio Gravatahy; c) proceder aos estudos definitivos para a canalisação do rio Taquary. A commissão das obras do porto da capital ficará subordinada á Secretaria de Estado dos Negocios das Obras Publicas, por intermedio da directoria de Viação Fluvial. A referida commissão reger-se-á pelo regulamento geral dos funccionarios publicos. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense 

A situação no interior do Estado

Erechim, 7 - Chegaram dous contigentes do exercito, fixando-se um na estação de Erechim e o outro nesta villa, afim de guardar a linha ferrea. Seguiu para Marcelino Ramos, acompanhado pelo intendente e pelo delegado de policia, o dr. Eurybiades Dutra, chefe de policia do Estado. Foi recebida com satisfação a nomeação do coronel Celestino Franco para intendente provisorio. Este demittiu o seu filho Audett Franco que fôra nomeado secretario do prefeito municipal que os revoltosos haviam designado. Diariamente regressam a este municipio pessoas que delle se haviam ausentado devido ao movimento sedicioso nesta região. 

Santa Maria, 8 - Noticias aqui recebidas de Cruz Alta informam que, após breve luta, Nonohay foi occupado por uma força opposicionista.

Soledade, 8 - O comité pró-Assis Brasil, deste municipio, dentro de poucos dias, encetará um intenso trabalho de qualificação dos opposicionistas.

A grafia da época está preservada n os textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de fevereiro na história

1919 - Primeiro vôo comercial é feito de Paris a Londres. 
1942 - Criação do Território de Fernando de Noronha. 
1964 - Morre na terça-feira de carnaval o compositor Ary Barroso.
1967 - Lei de Imprensa é sancionada por Castelo Branco. 
1991 - É aprovada em plebiscito a independência da Lituânia.
1997 - Morre o ex-ministro Mário Henrique Simonsen. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895