Chegada da força de Honório Lemos em São Gabriel

Chegada da força de Honório Lemos em São Gabriel

Correio do Povo do dia 22 de maio de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Forças de Honorio Lemos chegando a São Gabriel

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

S. Gabriel, 20 - Hontem ás 10 horas, entraram em São Gabriel as forças de Honorio Lemos, em numero de mil e seiscentos homens, todos bem armados. A cada momento as forças são vivadas pelo povo e familias que assistem ao seu desfile. As forças estão acampando distante dois kilometros desta cidade. As autoridades municipaes abandonaram o municipio. A Intendencia esta fechada, não se sabendo onde ficaram as chaves. Honorio Lemos diz não pretender occupal-a e que se demorará dois ou tres dias. O patrulhamento está sendo feito por soldados do Exercito. 

Bagé, 21 - Em virtude de achar-se enfermo, o coronel Claudino Nunes Pereira entrou em goso de licença para tratamento de saude. 

DIVERSAS 

Transportes de cadaveres em automoveis - Segundo a regulamentação da Santa Casa é prohibido o transporte de cadaveres em qualquer especie de vehiculos de aluguel. No dia 19, para o cemiterio, o automovel n. 250 transportou o cadaver de uma criança, que havia fallecido na vespera, e, no dia seguinte, identico facto se registrou, sendo, porém, o corpo transportado no automovel n. 387. Saliente desses factos, a provedoria da Santa Casa dirigiu á Intendencia Municipal um officio, solicitando-lhe providencias a respeito, bem como pedindo sejam multados os infractores das disposições do seu regulamento. 

Leal Souza - Acha-se nesta capital, desde ante-hontem, o nosso collega, o escriptor rio-grandense Leal de Souza. Veiu elle ao Estado, como representante da “A Tribuna”, do Rio de Janeiro, para colher informações sobre o actual movimento deste Estado, tendo já percorrido os municipios da fronteira. Nesta capital, demorar-se-á elle alguns dias. 

Jardim Zoologico - O coronel Ganzo Fernandes, proprietario do Jardim Zoologico, acaba de vender a uma empreza, por intermedio do sr. José Caetano da Silva, todos os animaes que ali estavam em exposição. Esses animaes deverão ser embarcados para o norte da Republica, onde vão ser exhibidos. 

TELEGRAMMAS

A reforma do Marechal Hermes Rio, 19 - Pelo presidente da Republica, foi assignado o decreto reformando, compulsoriamente, o marechal Hermes Rodrigues Fonseca. 
Tarde de aviação - Em favor do Retiro dos Jornalistas 

S. Paulo, 21 - No Jockey Club de Santos realizou-se hontem ante grande concorrrencia a - Tarde de aviação - em beneficio da construcção do Retiro do Jornalistas. A assistencia emocionada assistiu ao perigoso “salto da morte’ pelo aviador Umberto Ré e a varias evoluções do aeroplano, tendo comparecido ao festival as altas autoridades. 
Ainda a questão das reparações

Paris, 20 - “Le Matin’ annuncia que o governo francez vae reforçar brévemente as medidas de exploração do Ruhr. Accrescenta o mesmo jornal que as autoridades franco-belgas resolveram reforçar tambem o exercicio de occupação com mais 20.000 homens, que ficarão especialmente encarregados de vigiar as linhas ferreas da região, afim de impedir a fraude. Os jornaes informam que as autoridades violaram o tratado de Versalhes.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de maio na história

1924 - Nasce o cantor e ator Charles Aznavour. 
1930 - Chega a Recife o dirigível Zeppelin vindo da Alemanha. 
1968 - O presidente De Gaulle dissolve o parlamento e convoca eleições gerais na França. 
1990 - O presidente Fernando Collor demite 20 mil ferroviários da RFFSA. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895