Chegada do general Zeca Netto à São Leopoldo

Chegada do general Zeca Netto à São Leopoldo

Correio do Povo do dia 22 de janeiro de 1924, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O general Zeca Netto excursionou por várias cidades do Estado

publicidade

Politica rio-grandense - A excursão do general Zeca Netto

S. Leopoldo, 21 - De regresso de Novo Hamburgo, chegou hontem, ás 18 horas, a esta cidade, o general Zeca Netto, acompanhado de sua comitiva. Na ponte aguardava- o verdadeira multidão que o recebeu com enthusiasticos vivas, cobrindo-o de flores. Obrigado a descer do automóvel e depois de saudado por uma menina filha do coronel revolucionario Annibal Geraldo, que lhe offereceu uma corbeille de flôres naturaes, foi o general Zeca Netto conduzido nos braços do povo até o “Hotel Brasil”, onde o dr. Josimo Brasil, em caloroso discurso, deu-lhe as boas vindas em nome do elemento opposicionista leopoldense. A essa saudação agradeceu em nome do homenageado por dr. Simões Lopes.

DIVERSAS

Lanchão-motor” Lageado” - Do estaleiro dos srs. Alcaraz e C., saiu o lanchão-motor “Lageado”, da Companhia de Navegação Belleza, e que acaba de passar por varios melhoramentos. Foi o navio dotado de um motor de marca Benz, da força de 24 cavallos, accionado a oleo crú. Tambem a sua pôpa foi modificada, podendo assim o “Lageado” transportar facilmente mais de 50 toneladas de carga.

Exposição de fructas, flôres e productos derivados - Continuam com enthusiasmo os trabalhos preparatorios do certamen que será realizado, nestes poucos dias pelo Syndicato Agricola Rio Grandense.

Santa Casa - O coronel Antenor Amorim, provedor da Santa Casa, por acto de hontem, nomeou adjuncto da enfermaria “Caldas Junior”, o dr. Barros Figueiredo, que já entrou no exercicio do seu cargo.

Immigração allemã - A Companhia hamburguesa emprega, na sua navegação para os portos do sul do Brasil, com terminação no Rio Grande, os vapores Argentina, Tucumã, Madeira e Bilbao. Cada um desses vapores tem trazido em suas viagens, numerosos passageiros, em sua maior parte immigrantes allemães, com destino aos Estados meridionais. Para se ter uma idéa de quanto elles se encaminham para os referidos Estados, o vapor Argentina trouxe 1009 passageiros.

TELEGRAMMAS

Inauguração de um hypodromo

Rio Grande, 21 - Sob os melhores auspicios foi inaugurado hontem o hypodromo Independencia, estando o pavilhão completamente cheio de familias e cavalheiros. O programma foi executado com ordem, alcançando os primeiros logares os cavallos Meia Luz, Mau Abbado e Ipé.

Estados Unidos

A arma mais poderosa do mundo

Washington, 20 - O Ministerio da Guerra dos Estados Unidos annuncia a construcção de um novo canhão, com capacidade para lançar um projectil de 1560 libras á distancia de 23 milhas. A bala, ao fim do percurso, atravessa uma couraça. O canhão tem o calibre de 14 pollegadas e meia e o seu projectil necessita de uma carga de 470 libras de polvora. O ministro da Guerra considera a arma mais poderosa existente no mundo.

A marinha italiana na guerra

Turim, 21 - Foi inaugurada uma placa de bronze que assignala a acção victoriosa na Marinha de Guerra Italiana na ultima guerra. Assistiu às cerimonias o almirante Thaon de Revel.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de janeiro na história

  • 1532 - Criação da Vila de São Vicente, a primeira do Brasil.
  • 1891 - Morre o articulador da República Benjamin Constant.
  • 1922 - Nasce Leonel de Moura Brizola, ex- governador do RS e do RJ.
  • 1922 - Morre o Papa Bento XV.
  • 1942 - Criação do SENAI.
  • 2001 - Jornal Notícias Populares, do Grupo Folha, deixa de circular.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895