Chile propõe que se discuta limitação de armamentos na 5ª Conferência Pan-Americana

Chile propõe que se discuta limitação de armamentos na 5ª Conferência Pan-Americana

Correio do Povo do dia 20 de junho de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Local da 5ª Conferencia Pan-Americana, em Santiago, Chile.

publicidade

5ª Conferencia Pan-Americana

Deve-se reunir em março de 1923, em Santiago, a 5ª Conferencia Pan-Americana. Dá grande importancia a essa assembléa internacional a iniciativa do Chile, propondo a inclusão da limitação dos armamentos, entre as theses que serão discutidas pela conferencia. A esse respeito a chancellaria chilena enviou a todas as suas legações. Cabe relembrar que ha vinte annos o Chile subscreveu com a Republica Argentina um pacto de limitação de armamentos, que foi muito satisfactorio para o governo ver citado o seu esforço nesta materia, motivo da alludida conferencia em Washington. Em conformidade com a proposta chilena se consideraria na quinta conferencia pan-americana a possibilidade de que todas as Republicas do continente adotem um plano de redução armamentista. 

DIVERSAS 

Novo cinema - Noticiamos ha dias, que, em breve, seria inaugurado o Cinema Republica, installado á rua dos Andradas n. 12 e de propriedade da firma Esperança & C., da qual fazem parte os srs. Carlos Faederichs, José Esperança Filho e Raphael Esperança. Além de luxuosa sala de espera terá toillets para senhoras, amplo salão de projeções com confortaveis poltronas. A plateia está lotada para tres mil pessoas e o palco tem 12 metros de bocca, 16 metros de largura e 18 de fundos, podendo ali trabalhar uma companhia dramatica. Quanto ás entradas serão a preços populares variando de 500 a 800 réis. 

Grande Hotel - O sr. Christino Cuervo, proprietario do Grande Hotel, resolveu prolongar o edificio desse estabelecimento até a esquina da projectada avenida Paysandu. Foi encarregado dessas obras o escriptorio do dr. Viterbo de Carvalho. 

O raid aereo Lisbôa-Rio - Continuaram as manifestações nesta capital de vivo contentamento pela feliz realisação do raid aereo Lisbôa-Rio, empreendido pelos destemidos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Ao edificio do consulado á rua Sete de Setembro continuaram a affluir numerosas pessôas, afim de apresentar cumprimentos ao repectivo consul, dr. Bittencourt Ferreira. A fachada do consulado esteve toda illuminada.

TELEGRAMMAS

Minas de estanho 

Encruzilhada, 18 - Acha-se aqui o engenheiro italiano dr. Ferrucio C. Tarza que vem fazer explorações de minas de estanho, sitas no 3º districto, no logar denominado Cochilha da Figueira.

Neve 

Caçapava, 17 - Ante-hontem nevou com abundancia em varios pontos do municipio. 

Visita do presidente do Estado á mina de carvão 

Gravatahy, 18 - Esteve hontem em visita ás minas de carvão e trabalhos do rio Gravatahy o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, que se fez acompanhar dos drs. Ildefonso Soares Pinto, secretario das Obras Publicas, Synval Saldanha. S. ex. inspeccionou demoradamente todos os trabalhos das minas, tomando diversas deliberações importantes, entre estas a organisação de uma linha ferrea que das minas virá a Canoas. O presidente do Estado desceu pelo curso do rio Gravathy, desde o porto Belcino até a ponte da estrada de ferro, visitando o local onde é construida a ponte do porto de Canôas, que ligará este municipio ao de Viamão.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de junho na história

1952 - Criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
1960 - Independência do Senegal. 
1988 - Morre a cantora Aracy de Almeida.
1991 - Berlim volta a ser a capital da Alemanha, após a unificação. 
1996 - Morre Renato Archer, ex-ministro no governo de José Sarney.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895