Climas de destruição e anarquia tomam conta do Rio Grande do Sul

Climas de destruição e anarquia tomam conta do Rio Grande do Sul

Correio do Povo do dia 11 de abril de 1923, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os revoltosos depredaram as máquinas das minas do Butiá

publicidade

Politica rio-grandense - Commentarios da imprensa carioca

Rio, 10 - O jornal O Dia publica hoje: “A situação no Rio Grande aggrava-se de dia para dia, tornando-se cada vez mais difficil a acção pacificadora do governo federal e mais graves os effeitos materiaes dos acontecimentos que se estão passando no Estado sulista. “Ao mesmo tempo que chegam noticias, via Buenos Aires, de prolongado combate que se vem travando, com pequenos intervallos, ha alguns dias nos arredores de Uruguayana, outras informações mostram que os prejuizos materiaes acarretados pela lucta começam a tomar vulto. Nas minas do Butiá as depredações são consideraveis e os directores da Companhia S. Jeronymo, receiando que aconteça o mesmo nas suas minas, já pediram soccorro ao governo federal, e por causa das duvidas, foram tambem apellar para os amigos da revolução. Tudo isso mostra como se vae accentuando a anarchia no Rio Grande e como é urgente a acção interventora do governo federal. É necessario pacificar o Rio Grande e como é urgente a acção interventora do governo federal. 

DIVERSAS

A Bibliotheca da Associação Commercial - O sr. P. M. Beuster, commerciante e representante neste Estado, da Companhia Melhoramentos de São Paulo Weiszflog, Irmãos Incorporado - offereceu em nome daquella casa editora cinco brochuras destinadas a bibliotheca que a Associação Commercial presentemente, está tratando de organisar.

Canal da Corôa do Meio - A empresa Kalis, empreiteira da abertura dos canaes interiores, concluiu no dia 3 do corrente a dragagem de canal através da Corôa do Meio, sita entre a feitoria e a barra do S. Gonçalo. O canal tem as seguintes dimensões em metros: comprimento 3.200, largura 85 e profundidade minima, 4,50. O volume excavado é de 250.000 metros cubicos. Será balizado provisoriamente com boias cegas, enquanto não adquirir-se boias luminosas. 

Serviço telegraphico - O serviço telegraphico para Uruguayana, Alegrete, São Borja e Itaquy continuava, ainda hontem, segundo informações prestadas pela estação telegaphica desta capital, completamente interrompido. As linhas para Bagé e Livramento funccionam com grande demora. Para os demais pontos do Estado, assim como para o Rio e circuito S. Paulo, o serviço estava em dia. Os revolucionários interromperam, na sua intervenção, o funcionamento telegraphico 

TELEGRAMMAS

O fascismo nos Estados Unidos 

Nova York, 9 - Em uma reunião de amanhã, deverá ficar, definitivamente, assentado o plano para formação de uma alliança destinada a dar combate á organização, recentemente, annunciada de um forte grupo fascista nos Estados Unidos. Dizem os membros da Camara de Trabalho italiana nos Estados Unidos que os fins da referida alliança serão extinguir as organisações fascistas no continente norte-americano e a formação de um espirito contrario ao regimen fascista na Italia. 

As execuções capitaes na Russia 

Londres, 10 - Os jornaes desta capital publicam uma estatistica das execuções capitaes realisadas em Petrogrado, abrangendo o periodo de janeiro a fevereiro, elevando-se as mesmas a duzentos e doze. 

A representação dos soviets perante o governo allemão 

Berlim, 10 - O embaixador russo Kerstinskj apresentou ao sr. Erbert, presidente do Reich, as credenciaes que o acreditam, nesta capital, como representante diplomatico dos soviets. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de abril na história

1915 - Filme “O Vagabundo”, de Charles Chaplin, faz sucesso.
1919 - Criação da OIT, Organização Internacional do Trabalho. 
1923 - Fundação da escola de samba Portela. 
1961 - O carrasco nazista Adolf Eichman é condenado à morte em Jerusalém após julgamento. 
1979 - Fim da ditadura de Idi Amin Dada, na Uganda. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895