Colônia cooperativa de pescadores é instalada no Rio Grande do Sul

Colônia cooperativa de pescadores é instalada no Rio Grande do Sul

Correio do Povo do dia 4 de dezembro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

A colônia de pescadores da Ilha da Pintada foi fundada em 1921.

publicidade

A nacionalisação da pesca 

Mais uma colonia cooperativa de pescadores acaba de ser installada neste Estado por iniciativa do commandante Villar, que, como se sabe, anda percorrendo o littoral do nosso paiz em serviço de nacionalisação da pesca. Germano Hasslocher é o nome que tomou a nova colonia que ora surge sob os melhores auspicios. A missão irá prestar relevantes serviços aos nossos pescadores que até bem pouco tempo viviam em completo abandono.

NR. Entre os anos de 1921 e 1922, o presidente Epitácio Pessoa decidiu organizar os pescadores e fundar Colônias de Pesca e organizá-las em Federações e Confederações, atendendo a política de nacionalização da pesca.

DIVERSAS

Novos bondes - Nas officinas da Companhia Força e Luz já foram armados 12 dos 20 bondes electricos recebidos por essa empresa, da Europa. Nas mesmas officinas deu-se o inicio á construcção de 10 comboios, que serão do mesmo typo dos actuaes bondes electricos abertos. Está previsto que até o mês de janeiro do anno vindouro, todos os 20 bondes estarão circulando. 

Nova empresa - Acha-se em vias de organisação nesta capital uma empresa que explorará a construcção de casas por meio de prestações. Os interessados pagarão uma pequena prestação no acto da encommenda do predio e o restante tambem em prestações durante um periodo de tres annos . Para esse fim dispõe ella de pessoal technico e de operarios em condições de effectuar as obras. A nova empresa denominar-sé-á Constructora Brasileira, estando já quasi todo o capital subscripto. Também operará ella em outras cidades do Estado.

TELEGRAMMAS

Desobstrucção de baixios 

Jaguarão, 2 - Causou a melhor impressão a noticia recebida pelo coronel Claudino Pereira, intendente de municipal de que o governo do Estado mandará desobstruir os baixios do Sangradouro e outros existentes no rio Jaguarão, os quaes prejudicam a navegação impedindo o acesso de vapores e hiates a este porto, em época de secca. Conseguida a desobstrucção, desapparecerão as difficuldades com que luta o commercio, annnualmente, soffrendo com a falta de mercadorias devido á falta de transportes. 

Inauguração de um collegio 

São Jeronymo, 3 - No dia 15 do corrente, é esperado aqui, o dr. Protasio Alves, secretario do Interior o qual vem inaugurar o novo predio do Collegio Elementar que aqui foi construido.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de dezembro na história 

1810 - Criação da Academia Militar do Rio de Janeiro. 
1915 - Estado da Georgia, nos EUA, reconhece a Ku Klux Klan. 
1963 - Senador Arnon de Mello, atira em outro, Silvestre Péricles, e mata um terceiro, José Kairala. 
1975 - Morre a socióloga e cientista política Hannah Arendt.
1991 - Falência da empresa aérea Panam.

O dia 5 de dezembro na história

1791 - Morre o compositor austríaco Amadeus Mozart.
1891 - Morre no exílio, em Paris, D. Pedro II, de pneumonia.
1901 - Nasce Walt Disney, criador de personagens de quadrinhos.
1908 - Fundação da Cruz Vermelha, no Rio de Janeiro. 
1933 - Fim da Lei Seca nos Estados Unidos. 
1985 - Morre o cantor e compositor Teixeirinha.  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895