Começa o congresso da oposição em São Gabriel

Começa o congresso da oposição em São Gabriel

Correio do Povo do dia 13 de janeiro de 1924, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

São Gabriel recebeu os representantes da oposição para um congresso

publicidade

Politica rio-grandense - Installou-se em S. Gabriel, o congresso da opposição

S. Gabriel, 12 - O congresso opposicionista foi installado hoje ás 16 horas, no Coliseu Central. A assistencia era numerosa, vendo-se muitas familias nos camarotes. Os generaes revolucionarios e o dr. Assis Brasil foram acclamados á sua entrada no recinto. O dr. Assis Brasil assumindo a presidencia do congresso, leu a circular da convenção do mesmo, declarando aberta a sessão. Falou a seguir, por espaço de hora e meia o dr. Plinio Casado, propondo a organisação da Alliança Libertadora. Essa proposta foi approvada unanimemente. O fim da Alliança Libertadora é propugnar pelos principios de liberdade politica baseada no systema representativo e, especialmente, combater nas proximas eleições federaes, estadoaes e municipaes a situação dominante.

DIVERSAS

Fechamento das casas commerciaes aos domingos - Hoje, as 9 horas no salão da Vittorio Emanuele II, á rua 7 de Setembro, n 55, haverá uma reunião da Sociedade dos Pequenos Varejistas, afim de tratar de assumptos referentes ao fechamento das casas de seccos e molhados, mercadinhos botequins, aos domingos, conforme a ultima lei municipal.

Falta d’agua - Moradores da rua Felix da Cunha, quadra entre as ruas Christovan Colombo e Marquez do Pombal queixam-se de que nestes ultimos dias tem havido faltas d’agua em suas residencias, onde o precioso liquido só apparece a altas horas da noite, desapparecendo durante o dia. Sobre esse facto, pedem-nos despertemos a attenção de quem competir, pois que a falta dágua muito difficulta o serviço domestico e causam tambem outros embaraços.

Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha: um pacote contendo roupa branca.

TELEGRAMMAS

Inauguração do retrato do governador

Florianopolis, 12 - No quartel da companhia Isolada da Força Publica, em Herval, foi inaugurado o retrato do governador Hercilo Luz. Achavam-se presentes as autoridades daquelle e dos municipios de Campos Novos e Cruzeiro e pessoas de Capinzal, Rio do Peixe e Limeira. Foi orador official o dr. Edgard Pereira.

A Terceira Internacional de Moscou e os communistas italianos

Roma, 11 - Os jornaes noticiam que, de accordo com as decisões tomadas pelo conselho executivo do partido communista, o deputado Bomba renunciou á cadeira que occupava no Parlamento. A Terceira Internacional de Moscou, condemnara um discurso proferido por este deputado, pedindo a sua renuncia.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de janeiro na história

1937 - Criação do Museu Nacional de Belas Artes.

1941 - Morre o escritor James Joyce.

1970 - Censura prévia a livros e periódicos é instituída por decreto-lei aprovado pela Câmara.

1999 - Michael Jordan abandona o basquete pela segunda vez.

1999 - Morre o escritor e historiador Nelson Werneck Sodré.

O dia 14 de janeiro na história

1819 - A importação de livros é isenta de impostos no Brasil.

1949 - Mao Tsé-Tung exige rendição incondicional de Chang Kai-Shek.

1957 - Morre o ator norte-americano Humphrey Bogart.

1957 - Tropas brasileiras embarcam para o Canal de Suez.

1971 - Chegam ao Chile 70 presos políticos libertados em troca do embaixador suíço no Brasil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895