Comemorações do Aniversário da Santa Casa

Comemorações do Aniversário da Santa Casa

Correio do Povo do dia 4 de janeiro de 1924, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Santa Casa comemorava mais um aniversário

publicidade

Santa Casa

Revestiu-se de brilho a tradicional festa com que a mesa administrativa da Santa Casa commemora a 1º de cada anno, a fundação de seu hospital. Às 8 horas, reuniu-se em sessão solemne a mesa administrativa fazendo-se então uma ligeira commemoração da data que transcorria, sendo o provedor, coronel Antenor Amorim, palavra de agradecimento não só aos varios mordomos, como aos demais membros da mesa pelo auxilio que lhes vêm prestando para o desempenho de seu cargo. A seguir, o coronel Antenor Amorim procedeu a leitura do seu relatório, relativo ao anno que findava, tratando, neste documento, detalhadamente, do movimento dos varios departamentos da Santa Casa, durante o anno findo.

DIVERSAS

Bibliotheca Publica - O actual horario da Bibliotheca Publica do Estado, nos dias uteis, de accordo com art. 14 do regimento interno, é o seguinte das 13h ás 16h e das 17h ás 22 h. Perfaz esse horario o total de dez horas de consultas cotidianas. Na sala de leitura, estão á disposição do publico dous catalogos de fichas moveis: Um por ordem de autores e outro por ordem de titulos. Quando o consultante (leitor ou leitora) não encontrar uma obra procurada nesses catalogos e precisar fazer consulta da materia, deverá recorrer ao catalogo decimal da Bibliotheca, que se encontra na sala da directoria, e no qual se acham as obras classificadas por assumpto. O dia de visita publica ás dependencias do edificio, outras que não as salas de leitura (tres para a consulta de homens, duas para consulta de senhoras, continuará a ser o sabbado, entre 14 h e 16 h).

Nova sociedade graphica - Hontem, á tarde reuniram-se na redacção do jornal “Estrella do Sul”, os acccionistas da nova sociedade do Centro da Boa Imprensa do Rio Grande do Sul e que accordaram constitutir uma companhia com o capital inicial de cem contos de réis, com o fim de explorar as artes graphicas. Além dos trabalhos tipographicos, ficou estabelecido que a nova sociedade abra opportunamente, nesta capital, uma livraria.

TELEGRAMMAS

A casa e a bibliotheca de Ruy Barbosa

Rio, 3 - Foi sanccionada a disposição legislativa que autorisa o governo a adquirir a casa de Ruy Barbosa com a sua bibliotheca.

O combate ao analphabetismo

Florianopolis, 31 - O instituto commercial daqui installou uma escola gratuita de curso primario, empregando os methodos americanos iguaes aos adoptados em S. Paulo. A professora Josephina Caldeira de Andrade dirigirá o novo curso.

A situação na Allemanha

Devido á reducção dos salarios declaram-se em greve os operarios metallurgicos

Berlim, 3 - Por motivo de reducção de salarios, declararam-se em gréve os operarios metallurgicos desta capital. Ao que parece outras classes proletarias vão adherir ao movimento, que já vem tomando conta do país.

Berlim, 3 - Numerosas gréves de operarios metallurgicos ameaçam toda a Allemanha. Os operarios queixam-se de que, apesar de trabalharem 10 horas recebem apenas, os salarios de 8 horas de trabalho.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de janeiro na história

  • 1918 - Independência da Finlândia é reconhecida por soviéticos.
  • 1941 - A atriz alemã, Marlene Dietrich, naturaliza-se norte-americana.
  • 1952 - Getúlio Vargas baixa decreto restringindo a remessa de lucros de empresas estrangeiras ao exterior.
  • 1966 - Lançamento do Jornal da Tarde, do Grupo Estado.
  • 1988 - Morre o cartunista Henfil, aos 43 anos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895