Concluída a formação do ministeriado de Mussolini

Concluída a formação do ministeriado de Mussolini

Correio do Povo do dia 1º de novembro de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Benito Mussolini logo após assumir o poder na Itália.

publicidade

Victoria dos fascistas 

Está constituido o ministerio presidencial de Mussolini

Roma, 30 - Mussolini chegou aqui pela manhã. A multidão apinhada na estação terminal fez-lhe enthusiastica recepção. Mussolini, logo depois de sua chegada partiu para o Quirinal, onde teve uma conferencia com o rei. Uma imponente demonstração foi feita pelo povo, reunido na frente do Quirinal, e que acclamava o rei emquanto elle se mantinha em conferencia com Mussolini. O rei foi obrigado a apparecer tres vezes na sacada, sendo lhe feita estrondosa saudação. A conferencia com Mussolini durou meia hora. A seguir o novo chefe do governo visitou a Camara.

DIVERSAS

Dia santo - Hoje é dia santo de guarda, consagrado a Todos os Santos egreja catholica. As egrejas e capellas obedecerão, nas suas missas, o horario dos domingos, devendo os respectivos vigarios fazerem praticas sobre o dia que se commemora. Os bancos funccionarão até ao meio dia, e o commercio fechará mais cedo as suas portas. 

Escola de analphabetos - A escola regimental do 8º batalhão de caçadores, realisou o exame dos analphabetos ali matriculados, durante o actual anno lectivo, tendo sido boa a porcentagem dos approvados. O numero de alumnos matriculados na referida escola era de 97, tendo sido approvados 43. Maior seria esse numero si não fôra os serios embaraços a vencer, taes a inclusão tardia dos conscriptos e ignorancia, as vezes quasi completa, do vernaculo, por parte dos mesmos alumnos - diz um jornal de S. Leopoldo. 

Uma commemoração italiana - No dia 4 do corrente, sabbado proximo, passa o quarto anniversario da assignatura do armisticio de villa Giusti, que a Italia celebra com festas commemorativas de sua victoria na ultima guerra européa. A sociedade Vittorio Emmanuele II, não querendo deixal-a passar despercebida, resolveu, nesse dia, realisar uma commemoração em sua séde social.

TELEGRAMMAS

Novo jornal 

Pelotas, 30 - Appareceu aqui, um novo diario denominado “Jornal da Manhã”, orgam das classes commerciaes. É o director do referido jornal, o sr. José Teixeira Cardoso, que tem como redactores os srs. Joaquim de Azevedo Gonçalo Abreu e Francisco de Paula Alves da Fonseca e como auxiliares de redactores os srs. Jorge Salis Goulart, Julio Echenique Leite e Helio Carriconde. Em suas officinas foram installadas machinas impressoras “Duplex” e linotypos. 

Politica rio-grandense 

A successão presidencial no Estado

Pelotas, 31 - É esperado no dia 3 do proximo mez, o dr. Assis Brasil. O comité local promoverá imponente recepção, tenso sido, para esse fim, distribuidos convites ao mundo official e ás associações representantes do commercio e da industria. Á hora da chegada do dr. Assis Brasil, o commercio fechará as suas portas afim de que os seus empregados possam comparecer ao seu desembarque. Na mesma noite haverá uma sessão civica no Theatro Guarany. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1º de novembro na história

1922 - Morre o escritor Lima Barreto.
1952 - Primeira explosão de bomba de hidrogênio.
1965 - Nasce o autor de novelas Gilberto Braga. 
1968 - Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, inicia visita de 12 dias ao Brasil.
1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht, que define formas políticas da unificação da Comunidade Econômica Europeia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895