Conde belga elogia organização da Exposição do Centenário da Independência do Brasil

Conde belga elogia organização da Exposição do Centenário da Independência do Brasil

Correio do Povo do dia 4 de junho de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Pavilhão da Bélgica na Exposição do Centenário da independência, no RJ.

publicidade

O Centenario da Independencia - A representação da Belgica na Exposição

Bruxellas, 1 - Um representante do conhecido jornal “L’independence Belge’, desta capital, entrevistou, hoje, o conde de Vanderburgh, que está encarregado de organisar a secção belga na proxima exposição do Rio de Janeiro, a realizar-se por occasião das festas do centenario. O conde Vanderburgh elogiou o governo brasileiro, cuja attitude em relação á Belgica tem sido a maior gentileza, accrescentando que o proximo certamen seria altamente auspicioso para o incremento das relações commerciaes entre os dois paizes. Julga ainda o titular que o presente momento é proprio para attrair a clientela brasileira, mas é necessario que o commercio belga esteja representado em todo Brasil. 

DIVERSAS

Deslisador “Porto Alegre” - O deslisador “Porto Alegre”, construido em Pelotas, pela firma Braga, Alvares e Cia., Limitada, está recebendo os ultimos reparos para effectuar uma viagem a esta capital, sendo provavel que a mesma seja realisada nos primeiros dias da proxima semana. O deslisador tem accomodações para 12 passageiros, inclusive o piloto e o mechanico. A parte superior do mesmo tem o formato de automovel, differindo apenas no motor, que está collocado na parte trazeira, sendo este de marca “Fiat”, e desenvolvendo uma velocidade de 60 a 80 kilometros por hora, tencionando a empreza fazer a travessia entre Pelotas e esta capital em 5 horas. Enquanto não fôr construido outro deslisador, o actual fará viagens para os portos situados nos rios affluentes do Guahyba. Será dado aviso pelas “sirenes” da imprensa local, quando o deslisador, em sua primeira viagem, a esta capital, passar pelo pharol de Itapoan. 

TELEGRAMMAS

Fundação de uma escola 

Santa Maria, 3 - Na Escola de Artes e Officios da Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Ferrea, que já conta com 82 alumnos matriculados será installada uma escola nocturna para o socios da Cooperativa. 

O raid aereo Lisboa-Rio 

Lisboa, 3 - O cruzador Carvalho Araujo chegou a Fernando de Noronha com o novo hydro-avião enviado pelo governo portuguez aos aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho para proseguimento da travessia entre esta capital e o RJ. 

O Reichstag suspende os trabalhos

Berlim, 1 - O Reichstag regeitou, uma moção dos representantes do partido nacionalista, censurando a maneira como o governo allemão tem conduzido as negociações de Paris sobre o problema das reparações dos alliados.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de junho na história

1819 - Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, é fundada por colonos suíços. 
1902 - Inauguração do Museu do Louvre, em Paris. 
1937 - Nasce o ator de diretor de cinema Hugo Carvana.
1950 - A TV Tupi faz a primeira transmissão experimental no Brasil. 
1959 - A tenista brasileira Maria Ester Bueno é campeã em Wimbledon.
1994 - Morre o arquiteto e paisagista Burle Marx. 

O dia 5 de junho na história

1880 - Tomam assento no Senado o Visconde de Pelotas e Gaspar Silveira Martins.
1941 - Nasce o cantor e compositor Erasmo Carlos.
1946 - Nasce a cantora Wanderléa.
1967 - “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marques, é lançado. 
1983 - Inauguração da TV Manchete.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895