Conferência de Haia discute a reconstrução da Rússia

Conferência de Haia discute a reconstrução da Rússia

Correio do Povo do dia 30 de junho de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A questão da Rússia foi a pauta da Conferência de Haia.

publicidade

Os trabalhos da Conferencia de Haya

Haya, 29 - Na reunião de hontem, da conferencia convocada para estudar as questões russas, o barão Romano Avezzana, representante do governo italiano, convidou os delegados russos a delinearem as suas propostas de reconstrucção de seu paiz. O sr. Livitnoff, delegado do governo do “soviet” perguntou, então, se os governos representados na conferencia de Haya, estavam preparados para conceder á Russia os necessarios creditos e se a sub-commissão poderia dar, nesse sentido uma informação positiva. Intervindo na discussão, o delegado britannico sr. Hinton, declarou que a resposta ainda não poderia ser dada. “Precisamos saber, antes se a Russia está disposta a fornecer as garantias necessarias.”

DIVERSAS 

Julio de Castilhos - O dia de hontem assignalou o anniversario natalicio do dr. Julio de Castilhos, fundador do Partido Republicano Rio-Grandense. Por esse motivo, estiveram, no cemiterio, pela manhã, depositando flôres, além de outras pessoas, os drs. José Montaury e Lindolpho Collor, membros da commissão executiva do Partido Republicano local.

A nova intendencia de S. Gabriel - Acham-se ultimados os trabalhos de construcção do palacio para a Intendencia Municipal de S. Gabriel, á rua Forte de Caxias. Foi iniciada agora a pintura do edificio, que deve ficar prompta por todo o mez de julho. Dentro em pouco será iniciada a mudança das diversas repartições da administração municipal, forum e collectoria estadoal para o proprio municipal. 

Construcção de quarteis - Estiveram no gabinete do intendente de Pelotas, o capitão Graciliano Negreiros, chefe da commissão de engenheiros de fiscalização de obras militares no Estado, e o dr. Antonio Rodrigues de Azeredo, representante geral da Companhia Constructora de Santos. Acompanhados do intendente, estiveram elles escolhendo o terreno definitivo para a construcção do quartel do regimento que ali vae estacionar. Ficou resolvido se aproveitar a actual quadra, em que se encontra o quartel do 9º batalhão de caçadores. 

TELEGRAMMAS

A successão presidencial do Estado 

Uruguayana, 26 - “O Rebate” publica um longo artigo, no qual prega a necessidade da re-eleição do dr. Borges de Medeiros á presidencia do Estado. 

Construcção de um hospital

S. Pedro, 29 - Foi bem aceita a idéa da construcção de um hospital aqui, e que foi lançada pelo sr. João Monteiro Machado, residente em Santa Maria. A Associação, fundada para esse fim, conta com mais de 60 socios, e, para o seu patrimonio, já foram arrecadados 3.000$000, inclusive diversas dadivas. Acha-se, pois, vingada essa idéa, que causou a população local a mais agradavel impressão. “O Commercio”, que se publica nesta localidade, vem concitando a população a apoiar incondicionalmente tão nobre iniciativa. Á testa do novo hospital, que denominar-se-á “S. Pedro”, está o medico allemão dr. Georg Legle. 

O porto de Hamburgo 

Hamburgo, 28 - O porto desta cidade vae passar por uma transformação importante com a ampliação das docas e outras modificações de grande vulto. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de junho na história

1929 - “Broadway Melody”, primeiro filme falado é exibido no Cine Odeon, no Rio de Janeiro.
1934 - Hitler liquida a oposição alemã na “Noite dos Longos Punhais”. 
1958 - Inauguração do Palácio da Alvorada.
1988 - Morre o apresentador de TV (Abelardo Barbosa), o “Chacrinha”.
1993 - Decretada a prisão de PC Farias. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895