Confusão entre revolucionários e oficiais em Passo Fundo

Confusão entre revolucionários e oficiais em Passo Fundo

Correio do Povo do dia 28 de fevereiro de 1924, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Ex-revolucionários passaram a sofrer represálias

publicidade

Politica rio-grandense - Graves conflictos na região serrana

Passo Fundo, 27 - Hoje, ás 11 horas, um kilometro aquem da séde da colonia Maráo, deu-se um conflicto entre o capitão provisorio Francisco Sá e sua ordenança e um grupo de ex-revolucionarios. Do conflicto resultou ser morto o capitão Francisco Sá e ferido gravemente João Sturn França, joven de 18 annos, filho do creador Belduino Antunes França, chefe assisista naquelle distrito. Motivou o conflicto o fato do capitao Francisco Sá haver arrebatado o lenço encarnado a um opposicionista na povoação de Maráo. Alguns ex-revolucionarios, por isso, resolveram tomar uma desforra, aggredindo aquelle capitão quando saia em viagem acompanhado de sua ordenança.

DIVERSAS

Companhia Força e Luz - Como se sabe, accionistas da Companhia Estrada de Ferro e Minas de Carvão de S. Jerônymo, adquiriram as acções da Companhia Fiat Lux, que será substituida pela Companhia Rio Grandense de Electricidade em vias de organisação. Agora, os mesmos accionistas daquella empreza carbonifera, que são capitalistas residentes no Rio de Janeiro, estão tratando tambem de adquirir as acções da Companhia Força e Luz Porto Alegrense, que nesta capital explora os serviços de bondes e de energia electrica.

Externato D. Sebastião - De 1º de março em diante estará aberta a matricula do Externato D. Sebastião. As aulas começarão no dia 5 de março. O Externato D. Sebastião é gratuito, funcciona no edificio do antigo seminario, entrada pela rua do Arvoredo. Nesse são ensinadas as materias do curso primario sob a direcção dos Irmãos Maristas. Annexo ao Externato D. Sebastião funccionarão aulas nocturnas do curso primario, secundario, commercial e dactylographia.

Collisão de vehiculos - Ás 11 horas de hontem , o bonde letra J, n. 44, ao passar pela rua 7 de Setembro, foi de encontro á carroça de n. 960 que, guiada pelo carroceiro José Noel Sobrinho, se achava parada á esquina da rua Uruguay. Este vehiculo e a carroça foram damnificados.

TELEGRAMMAS

O general Zeca Netto em Caxias

Caxias, 27 - Hontem á nolie realisou-se no theatro Apollo, que estava vistosamente ornamentado, um espectaculo que a empresa proprietaria desse centro de diversões e o Duo Max dedicaram ao general Zéca Netto e sua comitiva. A casa estava completamente cheia. Antes de começar o espectaculo, discursaram os srs. José Agostinelli e Duarte Marcucci. Ambos falaram sobre o actual momento politico e a situação do Estado, sendo seus discursos seguidamente interrompidos por applausos. O espectaculo terminou por uma apotheose, que constava do retrato do general Zéca Netto, guardado por um grupo de ex-revolucionarios vestidos a gaucha. Terminado o espectaculo, o sr. Otero Romero, em nome daquelle ex-chefe revolucionario e de sua comitiva, agradeceu as homenagens que lhes foram tributadas pelo povo de Caxias. No trem de passageiros, seguiram hoje para ahi o general Zeca Netto e sua comitiva. Numerosos correligionarios foram á estação ferroviaria levar-lhes despedidas, desejando successo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de fevereiro na história

1920 - Nasce a vedete Virgínia Lane.

1933 - O dramaturgo Bertold Brecht foge da Alemanha.

1935 - Morre a compositora Chiquinha Gonzaga.

1985 - Ulysses Guimarães é eleito presidente da Câmara.

1986 - Olaf Palme, primeiro-ministro sueco é assassinado.

1994 - Plano Real é anunciado pelo ministro Fernando Henrique Cardoso.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895